Vício em álcool: entenda as consequências desse problema na adolescência!

4 minutos para ler
Compartilhe este conteúdo

Para muitos jovens, a adolescência é uma fase bastante delicada, na qual eles têm que lidar com uma montanha-russa de emoções, como desejo de afirmação e de integração entre os colegas, insegurança e o medo da rejeição. Para driblar esses sentimentos, muitos deles encontram no álcool uma forma de mascará-los, dando início ao vício em álcool.

Além da influência dos amigos, há a interferência da família: 43,5% das vezes o consumo de álcool entre os jovens é feito em ambiente familiar, de acordo com um estudo realizado pelo Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Esse é um problema sério de saúde pública que indica que o vício em drogas pode começar em qualquer idade. Entenda quais são as consequências para os jovens e saiba como o assunto precisa ser discutido para ser evitado. Acompanhe!

O cérebro do jovem não está totalmente maduro

Uma informação importante sobre o consumo de álcool se refere à banalização da cerveja entre as pessoas, que não é vista como uma droga. A bebida se tornou tão popular que não é associada ao álcool por parte da população. Inclusive, as propagandas da cerveja são comuns em diversos horários na televisão, pois como a bebida tem menos de 13% de teor alcoólico, a sua publicidade não é vedada.

Assim, o consumo se torna muito comum entre as famílias. A consequência disso é que o adolescente que inicia a ingestão muito cedo tem parte do seu cérebro afetada, pois ainda não atingiu a maturidade do órgão, que ocorre por volta dos 21 anos. Em função disso, são maiores as chances do jovem ter perda de memória e da capacidade cognitiva de forma precoce.

Relacionados:  Tratamento de drogas: como aviso a minha família que preciso me internar?

O adolescente fica suscetível a doenças ainda mais cedo

É muito fácil ter acesso ao álcool em qualquer idade, mesmo que haja restrições na venda da bebida. Isso acontece porque muitos estabelecimentos não respeitam essa imposição e fazem a venda sem checagem da identidade ou mesmo por negligência.

O adolescente que abusa do álcool pode ter complicações no pâncreas, órgão que produz insulina no organismo, e isso pode levar a doenças como diabetes.

O envolvimento com o crime se torna mais fácil

Muitas vezes o álcool é a porta de entrada para que o jovem tenha acesso a outros tipos de drogas, como cigarro, maconha e cocaína. Quanto mais o adolescente faz uso dessas substâncias, mais chances ele tem de se envolver na criminalidade com o tráfico de drogas. Além disso, o álcool provoca a desinibição e contribui para que o indivíduo cometa excessos.

Um deles resulta em outro tipo de crime, como a violência doméstica. A esse fator podem ser relacionados os maus tratos aos pais e parentes que convivem com o jovem, bem como a agressão às mulheres e companheiras. O álcool altera a percepção da realidade e a capacidade de tomar decisões, e isso contribui para o aumenta da violência contra a mulher.

Você está procurando uma boa clinica? Clique aqui. Se deseja conversar diretamente com um terapeuta sobre clinicas Clique aqui.

São várias as consequências do abuso de drogas e do vício em álcool entre os adolescentes. Uma boa relação familiar com conversas francas e abertas pode ajudar na resolução de vários conflitos, evitando que os jovens busquem refúgio nesse tipo de substância. Aposte no diálogo e procure ajuda o quanto antes para evitar que o problema se agrave!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a essas informações.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! Contatos:

Relacionados:  As 12 melhores clínicas de recuperação de São Paulo e Grande São Paulo

CONTATOS:

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP

Site Oficial: www.clinicaviversemdrogas.com.br


Compartilhe este conteúdo
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Duvidas:

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP Clique aqui.

Site Oficial: https://www.clinicaviversemdrogas.com.br/

Você também pode gostar