Tratamento de drogas: como aviso a minha família que preciso me internar?

Só quem enfrenta a luta diária da dependência química sabe o quanto é difícil começar um tratamento de drogas! Afinal, quase sempre, a pessoa só percebe a necessidade de se internar e aceita isso quando atinge um quadro mais crítico. Ou seja, é muito comum, especialmente entre os jovens, iniciar o uso de drogas e achar normal e divertida essa prática. 

No entanto, só o tempo poderá mostrar que essa atitude não contribui em nada e só prejudica a sua saúde, a sua vida social e ainda pode machucar muito sua família. 

Sendo assim, confira este post e entenda a importância de buscar um tratamento de drogas com uma instituição especializada o quanto antes. Boa leitura e que ela sirva de incentivo para a sua mudança de vida! 

Confira alguns fatores importantes para buscar um tratamento de drogas 

A seguir, separamos alguns passos fundamentais que tanto o dependente químico, como os familiares devem seguir para buscar um tratamento de drogas eficiente e capaz de trazer a vida normal de volta ao paciente. Vamos conferir? 

Jamais abandone a família 

Esse fator é fundamental e o papel dos parentes, especialmente os pais, é essencial para se alcançar algum objetivo positivo nessa luta. Afinal, o primeiro porto seguro que o paciente busca é justamente a família e essa deve corresponder com compaixão, amor e carinho ao tentar achar uma solução para o problema. 

Por isso, jamais desista do caso, busque conversar e orientar sobre a situação, mostre-se disposto a mudar e sempre trabalhem juntos em todas as etapas do tratamento de drogas. 

Busque por atividades saudáveis 

É muito importante tentar ocupar o tempo com atividades saudáveis e que distancie você do mundo das drogas e de amizades que não levam a nada. Então, não hesite em entrar em uma associação de esporte, um clube, tentar encontrar gente diferente, trabalhos voluntários, leituras, viagens etc.  

Use as redes sociais a seu favor, participe de grupos e fóruns específicos e se apresente a novas pessoas que possam somar e contribuir com sua ressocialização. 

Procure uma clínica de reabilitação 

Pesquise sobre clínicas especializadas em sua região e conheça o trabalho delas. Há muitas rodas de conversas, palestras e bate-papos dos quais você pode participar acompanhado de algum familiar para entender como funcionam os tratamentos. Aliás, os resultados podem ser ainda melhores quando a internação é voluntária e consciente. Essas instituições sempre são o melhor caminho para a recuperação da dependência química. 

Conheça os 3 Cs dos familiares de dependentes químicos 

Além das dicas acima, é muito importante que os familiares conheçam os 3 Cs comuns na casa de um dependente: (1) eu não Causei isso, (2) eu não posso Controlar isso e (3) eu não sei Curar isso. 

Esses três pensamentos são muito comuns e precisam ser trabalhados em conjunto. Quando toda a família se conscientiza disso, fica mais fácil de entenderem o grau da situação e buscarem alternativas realmente inteligentes e eficazes para um tratamento de drogas. 

Enfim, essas são algumas dicas fundamentais para quem já reconhece a necessidade de um tratamento de drogas e não sabe ainda onde recorrer. Lembre-se que, se você já tem essa noção de é importante buscar ajuda, já está em um nível muito vantajoso do que aqueles que não aceitam! Sendo assim, se apoie na família, se informe sobre terapias e participe de atividades de uma clínica de reabilitação. Temos certeza que sua vida vai melhorar e você conseguirá passar de etapa com fé e perseverança! 

Quer começar a mudança agora? Então, converse com um de nossos especialistas e se oriente melhor sobre como funciona um tratamento de drogas na prática e saiba como iniciar! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.