Os Riscos e Efeitos do lança-perfume no organismo

lança-perfume
7 minutos para ler

Que as drogas causam sérios danos ao nosso organismo ninguém duvida. O grande problema está nas substâncias consideradas “fracas”, ou seja, naquelas que os usuários acreditam que o consumo não gera problemas. Não é assim que funciona na prática! Os efeitos do lança-perfume, por exemplo, são graves e podem levar a sérias consequências, e mesmo assim muitas pessoas ainda consideram essa droga “fraca”.

Também chamada de loló, essa é uma droga produzida com solventes químicos, com uma essência perfumada e benzina. O lança-perfume é industrializado e embalado na forma líquida sob alta pressão — isso permite que ele evapore rapidamente ao entrar em contato com o ar.

Quer saber quais são os efeitos do lança-perfume e como ele atua no organismo humano? Continue a leitura deste post!

     

Como o lança-perfume atua no corpo humano?

Ao ser aspirada, a droga se transforma rapidamente em vapor e é absorvida pelo organismo em poucos segundos. Então, os batimentos cardíacos começam a aumentar, podendo chegar até a 180 por minuto. O normal, para se ter ideia, é de 60 a 100 em repouso.

Apesar de sua formulação consideravelmente simples — pois a droga é basicamente uma mistura de clorofórmio, álcool etílico e essência de frutas —, as consequências da ingestão do lança-perfume podem ser graves, levando inclusive à morte.

Quais são os efeitos do lança-perfume?

São inúmeros! Os efeitos do lança-perfume no organismo humano podem sofrer variação, de acordo com a quantidade utilizada e o tempo de consumo da droga. Os efeitos iniciam entre 5 e 10 segundos após a inalação. Entre os principais, estão:

  • coragem excessiva para correr riscos;
  • alucinações;
  • formigamento de extremidades do corpo (mãos, pés e cabeça);
  • altos ruídos no ouvido;
  • sensação de felicidade, excitação e inquietude.
Relacionados:  Remédio para abstinência: como lidar com o surgimento dela?

O efeito da droga pode variar entre 30 segundos e 2 minutos após o seu uso. Vale ressaltar que, após isso, é comum que o usuário tenha náuseas, fortes dores de cabeça e mal-estar. Além disso, a depressão é um estado recorrente aos usuários do lança-perfume, pois a droga destrói os neurônios e causa danos irreversíveis ao cérebro.

O uso frequente do loló leva a apatia, dificuldades de concentração e déficit de memória, além de lesões no fígado, na medula óssea, nos nervos periféricos e nos rins. O solvente torna ainda o coração mais sensível à adrenalina, aumentando os batimentos sempre que algum esforço extra é necessário — e levando a morte por síncope cardíaca.

O lança-perfume pode levar ao vício?

Você está procurando uma boa clinica? Clique aqui. Se deseja conversar diretamente com um terapeuta sobre clinicas Clique aqui.

Sim! Apesar de muitos usuários considerarem o lança-perfume uma droga sem efeitos em longo prazo, essa substância pode causar dependência química. Como tem efeito rápido, a alucinação dura poucos minutos e o usuário faz o seu uso diversas vezes, com o intuito de estender a sensação causada pela substância.

No entanto, com o uso frequente os efeitos não se prolongam mais, e o organismo começa a se acostumar. Isso faz com que os usuários busquem drogas mais pesadas, tornando o vício cada vez mais difícil de ser controlado.

Outro ponto de importância ligado aos efeitos lança-perfume é o uso da droga em combinação com outras substâncias químicas. Como ela é considerada erroneamente leve, muitas pessoas acabam usando-a junto à cocaína, por exemplo. Essa dupla, no entanto, pode ser letal, já que os efeitos são potencializados e o risco de sofrer uma parada cardiorrespiratória, por exemplo, é dobrado.

A abstinência do lança-perfume leva os usuários viciados a crises que, embora com intensidade baixa, causam agitação, ansiedade, tremores, insônia e necessidade extrema da substância, assim como as causadas por qualquer outra droga. O loló é considerado um entorpecente pela Vigilância Sanitária, sendo o seu uso proibido.

Relacionados:  Pessoas manipuladoras: como saber que você está lidando com uma?

Como saber se alguém é usuário de lança-perfume?

Se você desconfia que um amigo ou familiar faz uso dessa substância, é importante ficar atento a alguns comportamentos que podem revelar suas dúvidas.

Se você costuma sair com a pessoa, veja se ela segura uma lata nas mãos o tempo todo — isso pode ser indício de uso, já que é comum que a substância seja colocada em embalagens metálicas de bebidas, como cervejas e refrigerantes. Como a droga é aspirada, fique de olho para ver se a pessoa leva a lata às narinas e fica um tempo inalando.

Mesmo que não seja o caso de acompanhar o possível usuário a festas ou locais propícios para uso de drogas, o comportamento dele pode indicar a dependência. Observe se ele passa muito tempo sozinho ou se seu humor está alterado.

É comum que usuários de drogas fiquem mais irritados e sem paciência nos momentos em que elas não estão sendo utilizadas. Os dependentes químicos também costumam se afastar da família, evitar conversas e contato pessoal com pessoas dentro de casa.

A mudança nas amizades também pode ser um indício do uso de lança-perfume e de outras drogas. O usuário troca de grupo, conhece muitas pessoas novas e normalmente deixa de lado as amizades antigas que não compartilham da dependência.

     

Como ajudar um dependente de lança-perfume?

É importante ressaltar que a dependência de qualquer droga é prejudicial e pode levar à morte, mesmo que, como no caso do lança-perfume, a substância tenha seu uso banalizado e caracterizado como leve.

A conversa e a abertura para que o dependente venha até você pedir ajuda é fundamental em um primeiro momento. Estar à disposição e mostrar que está do lado da pessoa sem julgamentos é muito importante para que ela tenha coragem de dar início ao tratamento.

Relacionados:  Drogas alucinógenas: veja quais são as mais comuns e seus efeitos devastadores

O segundo passo para fugir do vício é procurar profissionais com experiência, como terapeutas especializados em vícios ou até mesmo clínicas de recuperação, que ajudam na desintoxicação e na preparação para uma nova vida longe das substâncias químicas.

Buscar profissionais é a única maneira de resgatar com sucesso um usuário de drogas. O vício é uma doença sem cura, e para que ele seja controlado, é muito importante seguir o tratamento até o final e manter-se atento ao perigo de recaídas — que podem acontecer a qualquer momento.

Os efeitos do lança-perfume são prejudiciais no curto e no longo prazo, portanto, não existe consumo sem perigo. Se você tem alguém próximo que faz uso dessa substância, não hesite em procurar tratamento e ajuda o mais rapidamente possível.

Descobrir que um amigo ou familiar é usuário de drogas é um momento delicado na vida de qualquer família, mas é imprescindível para ajudar o dependente a sair do vício. Continue o aprendizado e saiba como convencer um dependente químico a procurar uma clínica de reabilitação.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

(11) 2088-1909
(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11) 95997-7546 TIM
(11) 99199-2029 CLARO
(11) 94262-3311 NEXTEL

Site Oficial:  www.viversemdroga.com.br

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Duvidas:

(11) 2088-1909

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP Clique aqui.

(11) 95997-7546 TIM

(11) 99199-2029 CLARO

(11) 94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: https://www.viversemdroga.com.br/

Você também pode gostar
WhatsApp chat