Aprenda agora o que é bom para desintoxicar de droga!

6 minutos para ler

A fase de recuperação e desintoxicação de drogas é um processo bastante delicado, moroso e que requer muita paciência, persistência, força de vontade e ajuda das outras pessoas. É necessário fazer um detox, pois as drogas, incluindo o álcool, causam diversos problemas para o corpo, como danos ao sistema nervoso, ao cérebro, assim como a desnutrição e diversos outros.

Por isso, essa desintoxicação é fundamental para se livrar da dependência química. Mesmo que a restrição total e repentina à substância não possa ser feita — além de não ser indicada, pois pode prejudicar a efetividade do tratamento —, você vai conferir algumas dicas que ajudarão a entender o que é bom para desintoxicar de droga. Acompanhe para saber mais!

Manter-se hidratado

A água é um elemento fundamental na manutenção da saúde e que ajuda em vários processos de desintoxicação do corpo, pois ela limpa o organismo e ajuda a eliminar toxinas. Além de garantir a hidratação que o corpo precisa, a bebida natural combate os estágios da abstinência causados pelo uso excessivo de substâncias químicas.

Mesmo que a água seja um recurso fundamental, o seu consumo exagerado também pode ser prejudicial à saúde. Por isso, o indicado é beber de dois a três litros de água por dia ou 35 ml por quilo de peso de cada pessoa. E se você não é tão adepto da água pura, intercale entre ela e outras bebidas saudáveis, como chá e sucos naturais.

Praticar atividades físicas

Além de ser um ótimo recurso para direcionar as energias e controlar o pensamento enquanto passa pelo processo de recuperação das drogas, a atividade física é um excelente recurso para desintoxicar o organismo. Isso acontece porque o corpo estará em movimento, ativando a circulação sanguínea, o que favorece a produção de suor e consequente eliminação das toxinas.

Relacionados:  Clínica de reabilitação para adolescentes: conheça como é o tratamento e a internação

Fazer terapia com profissionais capacitados

Ter um profissional ao lado para fazer um acompanhamento adequado é fundamental para quem está passando pelo processo de recuperação de drogas. Esse é um processo de atenção psicológica que ajuda o indivíduo a entender o que está acontecendo no seu corpo e na sua mente, além de ser uma oportunidade para desabafar sobre o que está sentindo e não pensar que a droga é sua única aliada.

A terapia individual é altamente aconselhável, mas também existem as terapias em grupo, que são algumas das melhores estratégias para tratamento de dependentes químicos e ótimas oportunidades para trocar experiências. Essa é uma fase importante também para que a pessoa possa reintegrar-se à sociedade, já que, nesse momento, há muito preconceito e muitos amigos e familiares que tendem a se afastar, o que contribui para o surgimento da depressão.

Apostar na meditação

Além da terapia, uma boa medida que pode ser feita enquanto a pessoa estiver sozinha é a meditação. O atividade ajuda muito na busca pelo controle da ansiedade, do estresse, na redução dos sintomas da depressão e, principalmente, auxilia a memória a desintoxicar de pensamentos negativos ou vagos, que podem levar à compulsão e o indivíduo a sucumbir à droga.

Muitas pessoas têm uma certa resistência quanto à prática da meditação e acreditam que o processo não é para elas. Porém, entenda que esse é um exercício diário e que tem benefícios sentidos com o tempo, após a persistência com a prática.

Você está procurando uma boa clinica? Clique aqui. Se deseja conversar diretamente com um terapeuta sobre clinicas Clique aqui.

Por isso, não desista ou não deixe que a pessoa desista logo nas primeiras tentativas. Ao perseverar, você vai notar o quanto essa atividade faz bem para a saúde e para a mente.

Ter uma alimentação controlada

Se uma alimentação equilibrada ajuda todas as pessoas de maneira geral, em relação aos dependentes químicos não é diferente. Ter esse hábito é ainda mais importante. Comidas muito pesadas, gordurosas e açucaradas em excesso ajudam a inflamar ainda mais o organismo e comprometer a fase de detox, que é tão relevante nesse processo. Por isso, evite esse tipo de alimentos.

Relacionados:  Clínica de tratamento da maconha: como ela pode ajudar um paciente?

Outra estratégia voltada à alimentação é apostar no jejum intermitente com a orientação de um especialista, como um nutricionista. Saiba que o jejum é uma das melhores estratégias para desintoxicar o organismo de todos os excessos, da alimentação errada ao consumo exacerbado de álcool e drogas.

Isso acontece porque, com o prática do jejum, o organismo consegue renovar muitas das suas células — por meio da autofagia —, promovendo uma verdadeira limpeza e reprogramação (aos poucos). São muitos os benefícios, mas vale ressaltar que a prática deve ser inserida aos poucos, de preferência no horário do sono e sob recomendação de um profissional da saúde.

Procurar uma clínica de reabilitação

Investir em clínicas de reabilitação nesse momento é um dos melhores tipos de ajuda que a família pode adotar em relação à pessoa que precisa livrar-se da dependência química. Esses locais costumam oferecer todos os tratamentos e recursos que citamos anteriormente, como promoção da atividade físicas, dietas equilibradas, dinâmicas em grupo, tratamento individualizado com terapeutas e muito mais.

Nas clínicas de recuperação, os pacientes são estimulados a direcionar suas energias para atividades saudáveis, o que ajuda muito no processo de desintoxicação do organismo e a mente. Muitas vezes, o paciente não reage à ajuda proposta pela família e pelos amigos. Por isso, a ajuda de terceiros, nesses casos, passa a ser elemento fundamental para que ele possa reagir.

No entanto, é muito importante procurar clínicas conceituadas no mercado e que tenham boa reputação, pois essa é uma fase delicada na vida do paciente e da sua família. Ambos precisam de ajuda, não só o usuário. A família, os parentes e amigos mais próximos também precisam saber qual é o papel deles nesse momento, para conseguirem auxiliar no tratamento e manter a própria saúde mental.

Relacionados:  Mito ou verdade: afinal, dependência química é hereditária?

Entender o que é bom para desintoxicar de droga faz parte de alguns processos para auxiliar quem precisa sair do fundo desse poço. Porém, uma clínica especializada será capaz de conduzir todo esse processo junto à família e ao dependente químico. Não exite em procurar esse tipo de ajuda!

Entre com contato conosco, conheça nossos serviços e saiba como podemos ajudar você e sua família!

11)2088-1909

(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP

(11)95997-7546 TIM

(11)99199-2029 CLARO

(11)96230-9281 OI

(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: www.viversemdroga.com.br

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Duvidas:

(11) 2088-1909

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP Clique aqui.

(11) 95997-7546 TIM

(11) 99199-2029 CLARO

(11) 94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: https://www.viversemdroga.com.br/

Você também pode gostar
WhatsApp chat