Conheça os perigos da maconha sintética

4 minutos para ler
Compartilhe este conteúdo

A maconha sintética, apesar de popularmente desconhecida, é amplamente vendida e difundida em ambientes mais propícios ao uso de drogas ilícitas. Sendo mais comum nos Estados Unidos, sua utilização costuma causar sérios danos à saúde e, até mesmo, risco de vida para os usuários.

No Brasil, seu uso — até o momento — é pouco conhecido. Entretanto, com a possibilidade de seu crescimento, é fundamentalmente importante conhecer os riscos e as demais informações sobre essa nova substância que pode levar ao óbito.

A princípio, a maconha sintética é até 100 vezes mais potente que sua versão “natural”. Alucinações e danos irreversíveis ao cérebro podem decorrer do seu uso, que, frequentemente, causa overdose naqueles que a utilizam.

A seguir, você encontrará mais informações a respeito dessa droga, sabendo mais sobre sua origem e os demais riscos para saúde. Continue sua leitura até o final!

     

Onde a maconha sintética surgiu?

O surgimento da maconha sintética aconteceu nos Estados Unidos, na década de 90, quando um químico buscava soluções para alívio de dor e sofrimento dos pacientes de doenças graves, como AIDS e câncer.

Em seu estudo, os canabinoides foram uma escolha aparentemente adequada para a produção de fármacos. Mas, ao longo da pesquisa, acabou sendo criada uma nova droga com alto potencial de risco para seus usuários.

A maconha sintética ficou conhecida como incenso, “spice”, “k2″ e outros nomes no país norte-americano. A princípio, era vendida literalmente como um incenso em lojas de conveniência e tida como um produto seguro, desde que não fosse consumido.

Entretanto, como seu uso foi desvirtuado e houve um verdadeiro surto de doenças e problemas com a utilização, rapidamente surgiram regulamentações e a proibição da substância, que se provou perigosa e extremamente nociva para a saúde.

Relacionados:  Cuidado com essas 8 drogas no Carnaval

Quais são as diferenças entre a sintética e a natural?

Você está procurando uma boa clinica? Clique aqui. Se deseja conversar diretamente com um terapeuta sobre clinicas Clique aqui.

As diferenças da maconha sintética para a natural são claras. A primeira é que a maconha sintética é a mistura de substâncias químicas criadas em laboratório, pulverizada em algum tipo de erva seca.

Sua aparência é completamente diferente, assim como seu aroma que também pouco se assemelha à “versão” natural.

Em suma, a droga é completamente diferente e, apesar do nome, as semelhanças são praticamente inexistentes — até mesmo o efeito é distinto. Entretanto, vale a pena mencionar que ambas são prejudiciais para a saúde e podem provocar danos irreparáveis.

Quais são os perigos?

Como mencionamos, a maconha sintética é estimada em até 100 vezes a potência da sua vertente in natura. Nos Estados Unidos, surgiram inúmeros casos de overdose e problemas graves envolvendo essa substância.

Veja, a seguir, alguns dos sintomas mais comuns:

  • convulsão;
  • agitação;
  • alucinação;
  • paranoia;
  • taquicardia;
  • aumento da pressão arterial, entre outros.

O uso repetido dessa droga causa dependência química e, até mesmo, câncer. Desmaios e tremedeiras incontroláveis também são relatados pelas autoridades médicas norte-americanas.

Como pode ser observado, seu uso deve ser completamente desaconselhado, sendo preciso informar cada vez mais sobre os riscos que esse tipo de substância promove para seus usuários — mesmo em uso recreativo, que, apesar de inofensivo, também é extremamente perigoso.

Aprendeu tudo sobre maconha sintética? Que tal uma leitura complementar sobre drogas alucinógenas? Você não vai arrepender-se: o material é enriquecedor e pode ajudá-lo a entender mais sobre essas substâncias ilícitas.

     

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! Contatos:

Relacionados:  Sintomas de síndrome de abstinência: aprenda a identificá-los

(11) 2088-1909

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP

(11) 95997-7546 TIM

(11) 99199-2029 CLARO

(11) 94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: www.viversemdroga.com.br

CLIQUE NA FOTO E RECEBA SEU E-BOOK GRATUITO!


Compartilhe este conteúdo
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Duvidas:

(11) 2088-1909

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP Clique aqui.

(11) 95997-7546 TIM

(11) 99199-2029 CLARO

(11) 94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: https://www.viversemdroga.com.br/

Você também pode gostar
Conversar com especialista