(11) 97522-6386

5 filmes indicados para quem tem familiares com dependência química.

5 filmes indicados para quem tem familiares com dependência química.

Ter familiares com dependência química não é nada fácil. Temos a tendência em pensar que esse tipo de situação nunca vai acontecer na nossa família; por isso, quando acontece, é algo muito complicado de lidar. Existem, no entanto, diversos livros e filmes que contam, de pontos de vista diferentes, a realidade do indivíduo que se vê inserido no mundo do álcool e das drogas.

Por mais que você esteja sensível a esse tema, é importante se preparar para lidar com tudo isso. Para ajudá-lo nesse caminho, trazemos neste post 5 filmes indicados para quem tem familiares com dependência química. Assim, fica mais simples entender todos os riscos e a importância de um tratamento adequado. Confira a nossa lista!

1. 28 dias

Gwen Cummings (Sandra Bullock) é uma escritora que não enxerga limites quando o assunto é bebida alcoólica. A princípio, tudo parece festa e diversão, mas quando o consumo está fazendo com que ela passe dos limites, algo deve ser feito.

Portanto, esse drama discorre sobre o período em que Gwen se vê internada, durante 28 dias, em uma clínica de reabilitação. Lá, ela precisa lidar com os próprios sentimentos e conviver com outras pessoas que vivem a mesma situação que ela. Esse contato muda sua perspectiva sobre as coisas.

2. O Diário de um Adolescente (um filme sobre familiares com dependência química)

familiares com dependência

Baseado na história real do escritor e cantor Jim Carroll, interpretado por Leonardo DiCaprio, O Diário de um Adolescente retrata como o jovem Jim deixou de ser o astro de um time de basquete e se inseriu no submundo das drogas e da prostituição.

Desse modo, todos os dramas e medos são colocados de uma forma tocante e impactante nesse longa-metragem que rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator para DiCaprio.

3. Eu, Christiane F.

Christiane F. (Natja Brunckhorst) é uma menina de somente 13 anos de idade, que começa a frequentar uma boate nova e moderna na Alemanha. Sendo assim, a partir das influências que ela tem, a menina passa a ver sua vida se deteriorando aos poucos, com o uso excessivo de heroína, entre outras drogas, além de cair na prostituição. É, portanto, um drama comovente, que mostra todas as nuances desse submundo.

4. Bicho de 7 Cabeças

Bicho de 7 Cabeças conta a história de Neto (Rodrigo Santoro) e como o seu vício em maconha o levou à ruína mental. Isso porque seus pais o internaram em um manicômio que não tratava sua situação de maneira adequada, fazendo com que o jovem sofresse torturas físicas, com choques, e psicológicas, com confinamento e uso de diversos remédios.

5. Réquiem para um Sonho (também trata sobre familiares com dependência química)

familiares com dependência

O drama de Réquiem retrata como os sonhos de pessoas que se viciam em drogas podem desmoronar do dia para a noite. Harry Goldfarb (Jared Leto), Marion Silver (Jennifer Connely) e Sara Goldfarb (Ellen Burstyn) tinham grandes aspirações para o futuro.

Harry e Marion desejavam abrir o próprio negócio e viverem felizes e Sara queria emagrecer para ficar bela em seu vestido favorito para aparecer na televisão. No entanto, as drogas atrapalharam os sonhos dessas três personagens de uma maneira surpreendente.

E então, você conhecia algum desses filmes? Acha que essas histórias retratam bem a realidade de quem tem de lidar com a quem tem familiares com dependência química ? Portanto, deixe o seu comentário!

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!

Pra conversar com um especialista clique aqui! 

As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso FacebookTwitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.