Entenda a importância do esporte no combate às drogas

4 minutos para ler

A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a vida do praticante. Além disso, o exercício oferece uma interação saudável com outras pessoas, ajudando crianças e adolescentes a viverem melhor em sociedade e aprenderem a trabalhar em equipe.

Por isso, é necessário reconhecer a importância do esporte no combate às drogas. Quando se dedica ao esporte, o jovem aprende a ter disciplina e fica longe de más companhias. Manter a atitude correta evitará que ele se envolva com práticas de dopagem, caso deseje seguir a carreira na área.

Para que você conheça como o esporte pode transformar a vida de dependentes químicos e qual sua importância na superação de vícios, siga a leitura!

O poder de transformação do esporte

Muitas pessoas procuram as drogas para aliviar o estresse e esquecer os problemas. Essa busca incessante por experimentar prazer e relaxamento leva o usuário frequentemente ao vício.

Melhor seria aproveitar os mesmos efeitos sem prejudicar a saúde. E isso é possível com a prática desportiva, uma vez que a atividade física libera algumas substâncias naturais responsáveis pela sensação de bem-estar.

Endorfina, uma “droga” poderosa

Os efeitos positivos da atividade física são quase imediatos. Logo após o exercício, somos invadidos por um estado de relaxamento e diminuição da tensão emocional, além do alívio da ansiedade e até um efeito anestésico contra dores.

Assim como ocorre no uso de drogas, o corpo passa a ficar dependente dessas sensações, só que agora causadas por uma “droga natural”, a endorfina, que é produzida pelo próprio organismo. Quanto mais se pratica esporte, mais feliz e satisfeito fica. Por isso, podemos utilizar o esporte no combate às drogas!

O papel do esporte na formação de atletas

O esporte é uma ferramenta poderosa que permite o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e promove a dignidade, sendo importante para mudanças sociais positivas.

Os profissionais que atuam na área têm o poder de transformar vidas. Eles são responsáveis pela formação de atletas e podem ajudar pessoas comuns por meio de projetos sociais que levam oportunidades às crianças e aos jovens de comunidades carentes, evitando que sejam seduzidos pelo mundo das drogas. 

Outros benefícios da prática de esportes

A prática de esportes gera mais qualidade de vida e, por isso, tem sido indicada cada vez mais por médicos como uma opção no combate ao estresse e como auxiliar no tratamento de vários problemas de saúde.

Entre os inúmeros benefícios de inserir a prática desportiva na rotina, podemos citar:

  • melhora a saúde;
  • aumenta a autoestima;
  • diminui os riscos de algumas doenças;
  • aumenta a resistência muscular;
  • combate a insônia;
  • diminui o estresse;
  • aumenta a concentração;
  • melhora a qualidade do sono;
  • ajuda na socialização.

O uso de drogas traz muitos malefícios à vida do usuário e pode prejudicar a carreira do atleta profissional. Existem alguns motivos que levam ao consumo de substâncias ilícitas, mas, independentemente da razão, podemos aliar os tratamentos convencionais ao esporte no combate às drogas. Ter uma atividade prazerosa para descarregar as energias acumuladas pode ser o ponto decisivo para conseguir a vitória nessa guerra.

Gostou de saber mais sobre como o esporte pode auxiliar no combate às drogas? Deixe o seu comentário com alguma dúvida ou compartilhe a sua experiência conosco!

_______________________________________________________________________________

Chamadas para redes sociais

O esporte pode ser um importante aliado no combate às drogas. Para saber mais sobre os benefícios da prática de exercícios para a superação do vício, acesse nosso post sobre o assunto!

Você conhece a sensação de bem-estar causada pela prática de exercícios físicos? Por ajudar a relaxar e reduzir o estresse, o esporte vem tendo um papel de destaque no combate às drogas. Saiba mais detalhes!

Deseja saber mais sobre o papel do esporte no combate às drogas? Confira tudo o que precisa saber neste post!

Você também pode gostar