(11) 97522-6386

Conheça 8 doenças associadas ao consumo de drogas

Conheça 8 doenças associadas ao consumo de drogas

Além dos prejuízos causados nas áreas social e profissional, a saúde dos usuários de drogas é prejudicada. Há diversas doenças associadas ao seu consumo e outras tantas com risco elevado de surgimento. O HIV, por exemplo, é 22 vezes mais provável em quem utiliza drogas injetáveis.

Intervir e ajudar o dependente desde cedo é extremamente importante. Precisamos afastá-lo dos perigos e garantir a ele mais bem-estar e qualidade de vida.

Reunimos, neste artigo, as principais patologias e suas características. Confira!

1. Doenças sexualmente transmissíveis

As drogas não levam diretamente ao surgimento de DSTs, mas as agulhas compartilhadas, no caso de drogas injetáveis, facilitam a transmissão. Gonorreia, sífilis e HIV são alguns exemplos.

A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, conhecida também por gonococo. Tem se tornado uma superbactéria, o que pode ser notado pelo aumento da sua resistência contra antibióticos. Em mulheres, muitas vezes, a doença é assintomática, tornando o diagnóstico mais difícil. Em homens, há presença de corrimento purulento.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. Provoca lesões na região genital e em partes do corpo. Também tem sido considerada uma superbactéria.

O vírus HIV pode levar ao desenvolvimento da AIDS, comprometendo o sistema imune da pessoa. Pode ser assintomático durante muitos anos. Não tem cura, mas o vírus pode ser controlado ao tomar os medicamentos corretos.

2. Insuficiência renal e hepática

Engana-se quem pensa que só existem doenças associadas ao consumo de drogas mais pesadas. O álcool pode comprometer rins e fígado, causando insuficiência desses órgãos.

A insuficiência renal está relacionada ao acúmulo de toxinas no sangue. Os rins ficam sobrecarregados, por não conseguirem realizar a filtragem adequada. Com isso, substâncias prejudiciais não são eliminadas e comprometem a saúde do paciente.

A insuficiência hepática pode ocasionar diversas enfermidades, sendo a cirrose — uma ferida no fígado — a mais conhecida. É uma doença silenciosa e, muitas vezes, só descoberta no estágio avançado.

3. Comprometimento cerebral

O uso excessivo de drogas compromete o sistema nervoso, causando morte de neurônios e dificuldade de neuroplasticidade. Com isso, as lesões se tornam permanentes, o que pode afetar a qualidade de vida do usuário.

A produção de hormônios, como dopamina e serotonina, fica comprometida. Há mais riscos da ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além do mais, pode haver prejuízo na aprendizagem e nos estudos.

Também são observadas mudanças definitivas de comportamento e personalidade. A maconha, por exemplo, pode afetar permanentemente o tamanho do córtex orbitofrontal, deixando-o menor. Isso aflige a capacidade do paciente de processar emoções e tomar decisões. Já a cocaína tende a prejudicar a memória, incapacitando o indivíduo em algumas situações.

4. Desnutrição

Algumas drogas, principalmente as estimulantes, como crack e cocaína, comprometem o sistema que regula a fome. Com isso, a pessoa não se alimenta de forma adequada, não conseguindo ingerir todos os nutrientes necessários para a boa saúde. Há diversas consequências para a falta de vitaminas e minerais, mas uma das mais sérias é a desnutrição.

O indivíduo desnutrido pode adquirir anemia, que é a falta de ferro no organismo. Isso compromete seu sistema de defesa, tornando a imunidade mais baixa e facilitando o surgimento de outras doenças.

Já a falta de cálcio atinge ossos e dentes, deixando-os mais fracos e propensos a fraturas. A baixa de vitaminas, por sua vez, afeta o funcionamento de outros órgãos e causa sintomas como sono constante, cansaço excessivo, queda de cabelo, descamação do couro cabeludo, câimbras e falta de memória.

5. Transtornos comportamentais

As drogas prejudicam o modo de agir do usuário, fazendo com que ele tenha comportamentos que nunca havia apresentado. Os efeitos podem ocorrer, inclusive, quando estiver sóbrio.

As alucinógenas provocam alteração da realidade, tempo e espaço durante o uso. Facilitam, ainda, o surgimento de distúrbios no futuro, como esquizofrenia e transtornos de personalidade. Isso quer dizer que o indivíduo pode apresentar alucinações e delírios, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.

Além do mais, há relatos de que alguns indivíduos sentem flashbacks, revivendo algumas “viagens” anos depois, o que pode ser perturbador e causar ansiedade.

As estimulantes, como crack e cocaína, provocam euforia, excitação e descontrole das emoções. As depressoras, como a heroína, levam à diminuição dos reflexos e a uma menor capacidade de raciocínio.

6. Endocardite infecciosa

É uma inflamação de parte do tecido do coração. É provocada por bactérias, comprometendo o funcionamento das válvulas cardíacas. Leva ao aumento do coração e pode dificultar a passagem do sangue, além de provocar insuficiência cardíaca, AVC e embolia pulmonar.

Os sintomas surgem lentamente. Devido a isso, a doença é difícil de ser identificada precocemente. Os mais comuns são pele pálida, febre persistente e dor nos músculos e articulações. Casos raros ainda acarretam perda de peso e presença de sangue na urina.

7. Enfisema pulmonar

No enfisema pulmonar, há destruição dos alvéolos pulmonares, o que dificulta a troca gasosa. As partículas de pó se instalam nos pulmões, resultando em falta de ar, tosse e dificuldade para respirar. É causada não apenas por cigarro, mas também por crack e cocaína.

Não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados com o uso de medicamentos. Dependendo do avanço, a doença encurta o tempo de vida do indivíduo e pode ocasionar câncer.

8. Depressão

A depressão é outra doença associada ao consumo de drogas. O usuário utiliza substâncias que provocam muita euforia e energia no cérebro, elevando níveis de hormônios do bem-estar. Isso causa um vício na substância e diminui a quantidade desses hormônios durante o momento de sobriedade. A consequência é a sensação de depressão e angústia.

Por isso, o dependente precisa de acompanhamento durante o tratamento, para evitar chegar a sintomas intensos do distúrbio, o que poderia levar a consequências ruins, como um círculo vicioso ou mesmo o suicídio.

Existem muitas doenças associadas ao uso de drogas, sendo relevante um acompanhamento da saúde do paciente. A clínica de reabilitação também entra no tratamento, já que auxilia o indivíduo a se reerguer e se recuperar, ajudando-o a lidar com o vício da droga.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!

Pra conversar com um especialista clique aqui! 

As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso FacebookTwitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.