Qualquer tipo de entorpecente é danoso à saúde. Porém, quando se trata dos efeitos das drogas sintéticas no organismo humano, os riscos são infinitamente maiores do que os relacionados às drogas naturais.

Afinal, as substâncias sintéticas são produzidas em laboratórios, muitas vezes sem nenhum tipo de controle, e suas fórmulas se tornam cada vez mais potentes. E acredite: boa parte delas é vendida pela Internet ou por grupos de traficantes das mais variadas classes sociais.

O poder destrutível de uma droga desse nível é alto, assim como o risco de provocar dependência química e até a morte. Não há nenhuma forma segura de consumo e os resultados podem ser fatais, até mesmo com o consumo de uma única dose.

Essa realidade já entrou em muitos lares brasileiros e o pouco conhecimento sobre tratamentos disponíveis pode atrapalhar a família na hora de ajudar o dependente. Se você conhece alguém próximo com aspecto e comportamentos diferentes do normal, mas tem dúvidas se ele é ou não usuário, leia este post e conheça os principais efeitos das drogas sintéticas!

Afinal, o que é uma droga sintética?

Produzidas em laboratórios, algumas drogas sintéticas tiveram origem vindas de experiências científicas e outras foram feitas propositalmente para produzir efeitos semelhantes ou mais fortes do que os das drogas tradicionais. Em resumo, essas substâncias atingem diretamente o sistema nervoso humano e seus componentes não são encontrados na natureza.

Quais são os principais efeitos das drogas sintéticas?

Ha muitos tipos de drogas sintéticas e muitas delas são consumidas principalmente por jovens, em festas ou em momentos de diversão. Confira as principais.

LSD

Também conhecida como ácido lisérgico, é um dos exemplos que foram produzidos a partir de uma experiência científica que não deu certo. Produz efeitos alucinógenos semelhantes aos dos cogumelos.

Pode provocar fortes alucinações na mente do usuário, além de causar pequenos flashbacks, ou seja, mesmo depois de algum tempo após o consumo da droga, o usuário pode voltar a vivenciar os seus efeitos. Os riscos de uso dessa droga são bem altos e mesmo com o uso uma única vez já é possível se tornar dependente.

Ecstasy

Geralmente ingerido na forma de comprimido, o ecstasy é conhecido como a droga do amor, pois um de seus efeitos é potencializar as sensações corporais. Costuma promover agitação constante e a necessidade de beber água fora do comum.

É uma das mais conhecidas e populares entre os jovens e sua comercialização ocorre geralmente em festas e boates. Pode ocasionar problemas sérios à saúde de quem consome, incluindo um uma potencial overdose.

Special K ou Quetamina

Usada comumente como anestésico para cavalos durante a década de 70, seus efeitos são extremamente fortes. Entre eles: alucinações, distorção da visão, problemas respiratórios e aceleração dos batimentos cardíacos.

É considerada uma droga pesada e pode ser consumida por via nasal ou oral. As condições de usuários que experimentam a substância são deploráveis e os riscos, inclusive de morte, são de alta probabilidade em apenas um uso.

Krokodil

O Krokodil muda de forma drástica tanto o aspecto como o comportamento da pessoa. Em uma triste comparação, o usuário fica semelhante a um zumbi. O impacto que provoca no corpo é semelhante ao da heroína, assim como sua forma de consumo, que se dá por aplicação injetável.

Foi elaborada na União Soviética no ano de 1932 para uma experiência médica e seu uso recreativo começou no início dos anos 2000. O local em que a injeção é aplicada fica escuro (com tom esverdeado) e a pele descama, dando uma aparência similar à pele de um crocodilo. A droga também dá uma aparência pálida ao rosto e um ar cansado ao usuário.

Nmobe

Este nome ainda é pouco difundido no Brasil, porém tem probabilidade de se tornar uma droga popular. Sua criação é recente; passou a ser vendida pela Internet a partir de 2010. Sua aplicação se dá por meio de um pequeno pedaço de papel colocado sob a língua, semelhante ao que acontece com o LSD.

No entanto, seus efeitos são mais fortes e, consequentemente, os riscos são mais altos. Alucinações, euforia e uma falsa sensação de felicidade são as principais experiências vivenciadas por quem ingere a substância. O risco de dependência se dá a partir da primeira prova.

Cocaína

Considerada uma droga semissintética, é uma das mais populares em todo o mundo. Infelizmente, o Brasil é um dos maiores consumidores dessa substância. Considerando a potência de seus efeitos e os males que ocasiona na vida dos usuários, a coloca na lista das mais preocupantes. Também pelo fato de ser extremamente popular e vendida em diferentes lugares, sua produção acaba sendo ainda mais precária.

Em alguns casos, outras substâncias não necessariamente alucinógenas, como o pó de mármore ou gesso, são adicionadas pelos traficantes com o intuito de fazer a droga render mais. Isso potencializa os males à saúde do usuário.

Flakka

Esta droga também é recente e vem chamando a atenção dos órgãos de saúde de todo o mundo, devido ao seu preço muito acessível e à facilidade de ingestão – ela pode ser fumada, inalada, bebida ou injetada. É extremamente alucinógena.

Uma dose maior pode causar delírios intensos e espasmos musculares. Pode também ocasionar problemas cardíacos e renais, além de aumentar a temperatura corporal significativamente.

MDMA

Conhecida simplesmente como MD, essa droga se tornou uma febre nas baladas. Como uma espécie de cristal, sua composição é a mesma do ecstasy, mudando somente a aparência. Foi apelidada de Michael Douglas pelos jovens.

No entanto, não há nenhuma ligação entre o ator e a substância. O nome científico do MDMA é metilenodioximetanfetamina. É considerada uma droga potente e geralmente é consumida com bebidas alcoólicas, o que faz aumentar seus riscos. Seus efeitos são alucinações e euforia.

GHB

O GHB é composto pelo ácido hidroxibutírico, que é um neurotransmissor natural produzidos pelas células do corpo humano que ajuda a regenerar os tecidos e a regular o sono, a ansiedade e o humor. Porém, sua composição sintética pode ter efeitos depressivos e sedativos.

A droga foi muito comercializada no fim dos anos 80 para ajudar narcolépticos a regularem o sono e fisiculturistas a descansarem melhor a fim de obter uma maior resposta do crescimento dos músculos durante o descanso.

O fato é que a composição sintética somada a doses desnecessárias consumidas de GHB pode causar um estado de grande euforia e aumento da libido, assim como deixar o usuário mais sociável. Porém, essas sensações podem vir seguidas de efeitos potencialmente devastadores, como depressão profunda, náuseas, sonolência, estado de inconsciência e pode até levar ao óbito.

Metanfetamina ou Ice

Populares em baladas, danceterias e raves, essa droga é uma substância estimulante e produzida a partir da substância anfetamina, tendo o uso proibido no mundo inteiro por seus efeitos colaterais que podem ser fatais.

A metanfetamina pode vir em formato de pó branco ou em formato de cristal, o que rendeu à substância alguns apelidos que são importantes para conhecimento dos familiares. Ela pode ser chamada de ice, cristal, glass, entre outros.

Seus efeitos colaterais começam com uma euforia incomum, aumento da libido e do estado de alerta, intensificação das emoções e maior sensibilidade, tanto física quanto emocional. Ela também reduz o apetite e o cansaço, podendo ser observada a redução significativa do sono em alguns usuários.

Efedrina

A efedrina é uma substância química proibida para compra e permitida apenas para uso médico dentro do hospital, mas infelizmente muito usada, principalmente por frequentadores de academia que procuram maiores resultados, já que ela traz o efeito de um termogênico potente.

A função da efedrina é aumentar a pressão arterial por meio da contração dos vasos sanguíneos. Porém, quando utilizada fora da supervisão médica, pode trazer efeitos colaterais como suor em excesso, seguido por náuseas, dor de estômago e ao urinar, rosto avermelhado, ansiedade e insônia, além de palidez e febre.

Apesar de ter seu uso banalizado, o uso da efedrina pode levar a problemas como enfartos e paradas respiratórias, portanto, seu consumo pode ser letal.

Poppers

Conhecido como incenso líquido, poppers é uma droga inalável e feita com nitritos voláteis, ou seja, elas evaporam com facilidade em temperatura ambiente. Quando consumidas, elas causam euforia e relaxamento muscular.

Seus efeitos são psicoativos, ou seja, a droga age indiretamente no cérebro e no sistema nervoso, causando aumento da frequência cardíaca, sensação de calor e diminuição da pressão arterial. Apesar de ter efeitos em longo prazo ainda pouco estudados, assim como qualquer outra droga, seu uso pode interferir no funcionamento do organismo e causar paradas respiratórias e desmaios.

Como funciona o tratamento para esses vícios?

O tratamento para os dependentes de drogas sintéticas funciona da mesma forma que o tratamento para outras drogas. O primeiro passo é a aceitação do vício, que pode ser crucial para a vontade de sair dele. Nesse momento, grupos de ajuda com outros dependentes, sessões de psicoterapia e o apoio da famíliapodem ajudar muito.

Outra alternativa que traz muito sucesso no controle da dependência é a internação em clínicas especializadas ou em comunidades terapêuticas que realizam um trabalho de desintoxicação, conscientização e preparação do indivíduo para enfrentar uma vida sem drogas.

Os efeitos das drogas sintéticas são perigosos e costumam ser devastadores, independentemente do nível de consumo. As dores não atingem somente o organismo e o psicológico do dependente, mas também afetam o sentimento e a vida de pessoas próximas.

Se você tem algum familiar ou amigo que tem algum dos sintomas citados acima ou que tem comportamentos fora do normal, saiba como ajudá-lo da forma correta. Baixe o e-book Como se Livrar do Mundo das Drogas e ajude como se posicionar diante desse momento em que todos precisam ser fortes e dar apoio ao dependente para que haja sucesso em seu tratamento.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial:  www.viversemdroga.com.br