Com o abuso de álcool e outras drogas, o corpo fica intoxicado e isso leva a diversas consequências negativas. Antes de mais nada, é importante lembrar que o consumo dessas substâncias é uma prática que, se acontece com frequência, requer ajuda profissional, pois esse pode ser um sinal de dependência.

O uso de álcool e outras drogas tem efeitos bastante negativos para a saúde e o bem-estar pessoal. E, quando esse tipo de substância química é utilizado de modo excessivo, esse fato pode se tornar ainda mais grave.

Algumas ações, no entanto, podem contribuir para a desintoxicação do organismo e o alívio de sintomas desagradáveis (que incluem a ressaca, a dor de cabeça e a desidratação). São práticas simples, que podem ser feitas em casa, e que colaboram positivamente para a recuperação.

Elas podem até mesmo ser feitas em conjunto com algum cuidado recomendado por um profissional de saúde. Neste post, nos aprofundamos um pouco nesse assunto e apresentamos dicas práticas de como desintoxicar o organismo após o consumo dessas substâncias. Quer saber mais? Continue lendo!

Pare de usar as substâncias imediatamente

O primeiro passo é parar o uso do produto, para evitar que a intoxicação se agrave ou que surjam ainda mais prejuízos. Ao contrário do que muitos pensam, continuar o consumo do álcool ou das drogas não soluciona os problemas.

A verdade é que piora — e muito! — a situação, além de trazer ainda mais danos ao organismo. Ao parar de usar a substância, ao contrário, fica bem mais fácil dar continuidade à desintoxicação de maneira bem-sucedida.

Beba água

A água limpa o organismo e ajuda no processo de eliminação de toxinas. Isso acontece por meio da urina, das fezes e da transpiração. Além disso, ela é necessária para combater a desidratação, que costuma ocorrer com o abuso de substâncias químicas.

Por isso, beber água é muito importante para a desintoxicação. Entretanto, vale lembrar que tudo em excesso faz mal: então, hidrate-se bastante, mas não exagere! Outras bebidas, como diferentes tipos de chás, também favorecem esse processo. É essencial, porém, que sejam bebidas saudáveis.

Faça atividade física

Movimentar o corpo também contribui para a eliminação das toxinas (por meio do suor, por exemplo), para a circulação do sangue e para a limpeza do organismo. E mais: os exercícios ajudam a direcionar a energia para algo que não seja o consumo de drogas — e isso também é muito válido.

Várias atividades físicas podem ser úteis nessas situações. A prática de algum esporte é uma boa opção, mas não é necessário fazer nada muito elaborado: até um exercício simples, como subir uma escada ou caminhar na própria casa, funciona nesse caso.

Tire um tempo para repousar

Deixar o corpo descansar e se recuperar é outro passo fundamental no processo de desintoxicação após o uso de substâncias químicas. Afinal, é preciso esperar que o organismo elimine as toxinas para que volte a seu funcionamento normal. Durante esse período, é importante evitar excessos e atitudes desregradas.

Lembre-se de outras possibilidades

Além dessas dicas, é importante lembrar de alguns fatores que contribuem para desintoxicar o organismo. Veja alguns deles a seguir!

É essencial estimular o funcionamento dos rins

Como esses órgãos são os grandes responsáveis por depurar e eliminar as toxinas e os resíduos do organismo, é fundamental ter cuidado com seu funcionamento. Para isso, é preciso hidratar-se de forma saudável, com água e chás, por exemplo.

Bebidas muito calóricas ou com álcool (como refrigerantes, cervejas e energéticos, entre outros) não são nada favoráveis. Além disso, para cuidar das funções renais é importante evitar o excesso de sódio, gorduras, sal e açúcar. O ideal é manter uma alimentação equilibrada e consumir itens ricos em vitaminas.

Lembre-se de que o estômago está fragilizado

O consumo de álcool e drogas prejudica o estômago e o deixa bastante fragilizado quando a prática ocorre em excesso. Lembre-se sempre disso e saiba que não é necessário comer os alimentos com pressa, pois isso não traz nenhuma contribuição.

É essencial evitar comidas pesadas e gordurosas, como carne vermelha — o indicado é que a alimentação seja bem leve. Por isso, alimentos integrais são uma boa opção. O café também contribui para a diminuição de sintomas (como a dor de cabeça) e a desintoxicação, mas não convém exagerar no seu consumo.

O açúcar pode ser usado para aliviar o desconforto causado pela falta de drogas. É uma forma de proporcionar um momento de prazer, mas não deve ser consumido em excesso.

Pode ser importante consultar um profissional

Mesmo que o paciente siga essas dicas, é válido consultar um profissional. Além disso, se a intoxicação for muito forte ou se os sintomas não forem eliminados, deve-se procurar ajuda médica. Afinal, é preciso ter em mente que o uso de álcool e drogas é um assunto sério e é importante sempre estar atento!

Mantenha-se saudável

Lembre-se de que as dicas deste texto não valem somente para momentos de desintoxicação após o uso exagerado de substâncias químicas. É importante valorizar a saúde e se cuidar sempre para evitar o desencadeamento dos mais diversos tipos de problemas.

Conheça o funcionamento das clínicas de desintoxicação

Em uma clínica de desintoxicação, o tratamento costuma incluir a prática de esportes ou de outras atividades físicas que estimulem a liberação de serotonina — o hormônio responsável pelo prazer. Além disso, a alimentação é acompanhada por nutricionistas e há apoio psicológico.

É de extrema importância que a clínica ofereça ajuda para o paciente encontrar novas fontes de prazer e outras maneiras de utilizar sua energia, de forma a tirar seu foco das substâncias químicas. Fornecer apoio e acolher a família também é um diferencial importante.

Vale lembrar, ainda, que cada caso é único e existem diversas formas de tratamento — que variam dos acompanhamentos de rotina à internação (parcial ou integral). Para saber qual é o mais indicado, é importante consultar profissionais qualificados e de confiança.

E então, o que você achou dessas dicas sobre como desintoxicar o organismo? Siga a gente nas redes sociais para se manter sempre por dentro das novidades! Estamos no Facebook, no Twitter, no Linkedin e no YouTube.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial:  www.viversemdroga.com.br