Clínicas para alcoólatras: 8 fatos que você deve entender sobre o alcoolismo

6 minutos para ler

O vício em álcool pode ser tão devastador quanto o vício em qualquer outra droga ilícita. Por isso, clínicas para alcoólatras também devem ser procuradas quando uma pessoa tem esse problema. 

Pensando nisso, preparamos um artigo explicando tudo o que você deve saber sobre como funciona esse processo, o que é o alcoolismo e se existe um tratamento adequado em clínicas para alcoólatras. 

Confira as informações abaixo! 

1- Existe uma cura para o vício em álcool? 

O alcoolismo é uma doença que requer tratamento para ajudar a prevenir recaídas.  

Nenhum tratamento pode curar a doença permanentemente. Isso significa que, mesmo que um viciado esteja em abstinência há muito tempo, existe o risco de recaída.  

Portanto, é muito importante para a grande maioria das pessoas dependentes que se tornaram abstinentes, mesmo depois de anos, proibir todo o consumo de álcool. 

2- O alcoolismo pode ser tratado em clínicas para alcoólatras? 

Clínicas para alcoólatras

Tratamentos para dependência de álcool são eficazes. Aproximadamente 30 a 50% das pessoas tratadas se curam um ano depois.  

Infelizmente, a recaída pode ocorrer durante o curso normal do tratamento e, muitas vezes, vários tratamentos, às vezes ao longo dos anos serão necessários para alcançar a “cura” completa. 

3- Se eu tiver um problema com o meu consumo de álcool, posso reduzi-lo em vez de parar completamente? 

Não, no caso de dependência, é aconselhável procurar um tratamento para parar completamente. Esta é a melhor garantia de cura completa deste problema. No entanto, se você abusar de álcool, um programa de consumo controlado pode ser uma opção. 

4- Se um viciado em álcool se recusa a obter ajuda em clínicas para alcoólatras, ainda há uma maneira de convencê-lo? 

Clínicas para alcoólatras
Você está procurando uma boa clinica? Clique aqui. Se deseja conversar diretamente com um terapeuta sobre clinicas Clique aqui.

Sim, mas nem sempre é fácil. Você não pode forçar uma pessoa dependente a procurar tratamento, exceto em certas situações de crise, se houver um problema médico grave envolvendo parentes ou a lei.  

Relacionados:  Como ajudar na reinserção social do dependente químico?

Uma crise pode constituir uma oportunidade para tomar consciência da gravidade da situação e, portanto, ser um momento oportuno para aceitar ajuda. 

Apesar do crescente interesse científico em definir os riscos e benefícios para a saúde, o limiar em que o consumo de álcool resulta em excesso de doenças e acidentes não foi determinado com precisão.  

5- O alcoolismo é uma doença? 

Sim, é uma doença crônica com progressão progressiva que pode ser fatal e que se apresenta com sintomas como um desejo irresistível de beber, apesar das consequências infelizes na vida social, emocional, profissional ou de saúde. 

Os fatores que influenciam a evolução da dependência do álcool são múltiplos, tanto genéticos quanto ambientais. 

6- Somos iguais quando se trata do risco de se tornar viciado em álcool? 

Clínicas para alcoólatras

Não, enquanto 90% dos adultos bebem álcool, cerca de uma em cada dez pessoas é viciada em álcool e precisa de um tratamento em clínicas para alcoólatras. 

Há também uma diferença entre homens e mulheres, uma vez que os homens são três vezes mais afetados por problemas de álcool do que as mulheres.  

Há também um risco genético e ambiental, uma vez que um filho ou filha de um pai ou mãe dependente de álcool tem três vezes mais chances de sofrer dependência por conta própria do que filhos de pais sem problemas com o álcool.  

Indivíduos com doenças psiquiátricas, como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia, têm um risco aumentado de dependência por álcool, assim como indivíduos dependentes de drogas, medicamentos ou tabaco. 

7- A dependência do álcool é transmitida geneticamente? 

Sim, em uma família a dependência do álcool tende a ser transmitida de geração em geração, e isso é explicado, em parte, pela transmissão genética.  

Relacionados:  Mudança de comportamento repentina: o que pode significar?

Estudos em andamento visam identificar os genes responsáveis por uma maior vulnerabilidade ao desenvolvimento da dependência do álcool.  

O ambiente de uma pessoa, como os pais, amigos, exposição ao estresse, maior ou menor disponibilidade de álcool são fatores que podem influenciar o consumo de álcool e o desenvolvimento de alcoolismo.  

Outros fatores relacionados à personalidade e ao ambiente familiar podem ter um efeito protetor, mesmo para uma pessoa com alto risco de desenvolver problemas com o álcool.  

Embora o risco de desenvolver problemas com o álcool seja três vezes maior para um filho ou filha de alguém dependente de álcool, apenas uma pequena parcela deles se torna dependente. Por outro lado, uma pessoa sem histórico familiar de alcoolismo pode se tornar dependente do álcool. 

O tratamento tem em média duração de 4 a 6 semanas, dependendo do seu progresso no tratamento.  

Dependendo do caso e da gravidade, o tratamento pode chegar a durar até um ano em clínicas para alcoólatras. 

É importante salientar que o ambiente em que o dependente vive tem forte influência no tratamento. Por isso, o apoio da família e dos amigos mais próximos é muito, mas muito importante para que esse processo seja acelerado.  

8- A cura para a dependência do álcool em clínicas para alcoólatras

As patologias associadas também são levadas em consideração e também são tratadas. Em particular, sintomas depressivos, distúrbios de ansiedade, distúrbios de pânico e fobias sociais frequentemente ligados ou desencadeados pela ingestão de álcool precisam de uma atenção especial. 

Porém, dependendo do estágio, pode ser necessário que o paciente seja encaminhado para o hospital, quando há um avanço significativo na degeneração de órgãos. Por exemplo, doenças como a cirrose ou hepatite. 

Relacionados:  Os perigos do uso de drogas na adolescência

Muitas pessoas tendem a acreditar que o vício em álcool ou em cigarro não é tão grave por serem drogas lícitas. Mas elas são tão devastadoras quanto qualquer outra e o problema jamais deve ser negligenciado! 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Duvidas:

(11) 2088-1909

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP Clique aqui.

(11) 95997-7546 TIM

(11) 99199-2029 CLARO

(11) 94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: https://www.viversemdroga.com.br/

Você também pode gostar
WhatsApp chat