Clínicas de recuperação de alto padrão: qual o diferencial delas?

Internar um dependente químico na família em uma clínica de reabilitação é um momento difícil e complexo, mas necessário para que ele faça seu tratamento com segurança e resultado positivo. Caso a família tenha boas condições financeiras pode optar por clínicas de recuperação de alto padrão, que darão todo o suporte necessário tanto para os parentes quanto ao paciente.

As clínicas têm a missão de recuperar o dependente químico com respeito, amor, conforto e muita qualidade para que seu restabelecimento físico, mental e emocional seja um sucesso. Isso, sempre com equipes altamente especializadas, conforme o padrão escolhido.

Neste post explicaremos quais são os diferenciais das clínicas de recuperação de alto padrão. Acompanhe a seguir!

Saiba quais as vantagens de clínicas de recuperação de alto padrão

Para escolher uma clínica de recuperação é preciso observar alguns detalhes importantes para o bem-estar do paciente.

Infraestrutura

As clínicas de recuperação de alto padrão contam com todas as condições para que o dependente químico seja internado e tratado. O ambiente pode contar com local para intervenções de emergência se houver alguma complicação, médico 24 horas, equipamento de parada cardíaca, farmácia, protocolos clínicos a serem seguidos. Outro fator de importância é infraestrutura adequada para que médicos e demais profissionais possam exercer seus trabalhos.

Comodidade e conforto

Além da infraestrutura, também são relevantes a comodidade e o conforto das clínicas para que o paciente se sinta seguro e tranquilo. Isso reflete no bom andamento do tratamento. Visto que a pessoa já se sente insegura e com medo, o aconchego é algo que ele precisará bastante para progredir e manter o convívio com os demais.

O alto padrão deve constar em todos os quesitos, inclusive nos ambientes e serviços proporcionados, como:

  • espaço lounge;
  • piscina;
  • espaço de massagem e estética;
  • sala de leitura;
  • academia;
  • quiosque;
  • churrasqueira;
  • lagoa para pesca;
  • entre outros.

Tratamento especializado

Como existem vários tipos de vícios, o mesmo ocorre com os tratamentos. Cada paciente necessita de uma terapia adequada ao seu problema e a quantidade de  drogas consumidas diariamente, por isso verifique quais os tratamentos existentes e qual seria o mais indicado.

Profissionais especializados

Médico, psiquiatra e psicólogo são profissionais que devem constar no quadro de funcionários de qualquer clínica de recuperação. No entanto, uma de alto padrão oferece equipes mais qualificadas, com maior número de funcionários em todas as áreas e especialidades para proporcionar o melhor atendimento. Além desses profissionais, engloba enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, dentre outros.

Terapia familiar

É comum que em clínicas de recuperação de alto padrão seja oferecida terapia para a família, visando o restabelecimento dos pais e irmãos depois de tanto sofrimento. Questione como é esse processo de recuperação do dependente químico, para seu fortalecimento e convívio saudável com os familiares.

Pós-tratamento

O tratamento continua após a internação? Esta é uma pergunta a se fazer porque depois da desintoxicação é possível que surjam doenças ou distúrbios psicológicos, que anteriormente as drogas escondiam. Por isso, é fundamental investir na sequência do tratamento com consultas médicas e psicológicas periódicas que são oferecidas pela clínica.

Incentivar o paciente a participar de grupos de autoajuda é importante para que a troca de experiência auxilie na reabilitação. Um participante ajudando o outro, todos se sentirão amparados e serão compreendidos para buscarem a força interna para não se envolverem novamente com as drogas.

Escolha a clínica ideal para o tratamento do seu ente querido

Após ter feito a análise das clínicas de recuperação de alto padrão, é o momento de selecionar as melhores e as que apresentam um tratamento mais próximo às necessidades do paciente. Saiba como fazer isso seguindo alguns passos simples listados abaixo.

Procure referências

Confira o histórico sobre as clínicas e o perfil de suas equipes para saber quem são os profissionais que cuidarão da pessoa. Verifique o nível de especialização deles. Se houver possibilidade, entre em contato com pessoas que fizeram tratamento nesses locais para obter um parecer delas e, assim, você ter mais segurança em sua escolha.

Pesquise o tipo de tratamento

Todo paciente passa pelo processo de desintoxicação, na qual geralmente são feitas reduções de dosagem da droga consumida para evitar efeitos colaterais ou abstinência  mais forte. Juntamente, são ministrados outros medicamentos conforme problemas secundários desenvolvidos pelo uso da substância.

No entanto, o tratamento varia de acordo com cada caso e problema apresentado pelo paciente. Por esses motivos é imprescindível que médicos especializados estejam dentro de todo o tratamento fazendo o acompanhamento físico e psicológico.

Clínicas de recuperação de alto padrão buscam empregar uma metodologia de tratamento baseada na aceitação do problema, autoconhecimento, situações de convívio e espiritualidade.

Além do aspecto psicológico e atividades terapêuticas, como reuniões individuais e em grupo para partilhar e lidar com seus sentimentos e a laborterapia (conhecida como terapia do trabalho) que permite desenvolver habilidades, responsabilidade, disciplina e entre outras coisas, elevar a autoestima.

Veja os medicamentos utilizados

Um dos medicamentos que está trazendo bons resultados e tem sido usado nas clínicas é a ibogaína, apresentando grande quantidade de hormônio GDNF que estimula as conexões neurais para que o paciente evite as drogas. A ibogaína ativa a produção de serotonina e dopamina, encarregados pela sensação de prazer. Esta substância só pode ser utilizada mediante supervisão médica.

A ibogaína tem demonstrado uma grande eficácia no tratamento das drogas. A Unifesp realizou uma pesquisa com 75 dependentes químicos de crack, cocaína, maconha e álcool, destes 72% largaram as drogas.

Um tratamento tão sério não pode ter escolha errada, pois os resultados serão aquém do esperado. Então, depois de analisar os serviços obrigatórios, observe os diferenciais de cada clínica.

É um momento delicado fazer a escolha ideal, assim saiba que o tratamento oferecido em uma determinada clínica pode afetar a recuperação do dependente químico. Profissionais mal preparados ou tratamentos inadequados comprometem todo o processo. Devido a isso, as clínicas de recuperação de alto padrão lhe oferecem qualidade, segurança e bons resultados no restabelecimento do paciente.

Se você está procurando uma referência de qualidade aproveite e confira quais são as 12 melhores clínicas de recuperação em São Paulo.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! Contatos:

Duvidas:
(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: www.viversemdroga.com.br

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.