Clínica de desintoxicação do álcool e drogas: entenda como funciona o tratamento

clínica de desintoxicação do álcool e drogas
8 minutos para ler
Compartilhe este conteúdo

O consumo excessivo de drogas provoca diversas alterações no organismo e, consequentemente, o cérebro se acostuma com tais reações. Portanto, em determinados casos, uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas pode ser uma necessidade.

Desse modo, quando uma pessoa está em processo de reabilitação, a clínica de desintoxicação do álcool e drogas assume um papel fundamental. Então, ela mostra ao indivíduo que, apesar de o começo ser um momento difícil, a abstinência trará ganhos inestimáveis para seu futuro.

Por isso, entenda, neste post que preparamos, como funciona o tratamento em uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas variadas e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto!

Saiba por que é tão importante buscar ajuda de uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas

clínica de desintoxicação do álcool e drogas

O trabalho das clínicas de desintoxicação é ajudar no tratamento de dependentes químicos, tanto no quesito da saúde como no social. Dessa forma, o intuito é controlar as crises de abstinência que são causadas pela ausência de drogas no organismo.

Então, o primeiro momento costuma ser a fase mais difícil, pois é quando o dependente está mais frágil e, muitas vezes, com a autoestima e a confiança abaladas.

Tratamento intensivo de desintoxicação do álcool e drogas

Os primeiros três meses dentro de uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas são dedicados a essa limpeza intensiva do organismo.

Para minimizar o estresse, o desconforto da abstinência e os pensamentos negativos, o recomendado é que o dependente pratique alguma atividade em conjunto ao acompanhamento médico — no intuito de ocupar seu tempo com algo mais produtivo. Então, essa rotina dificilmente é mantida sem a ajuda de profissionais especializados ou fora de uma clínica de tratamento.

Entenda as mudanças no organismo durante a desintoxicação

A abstinência provoca diversas reações no corpo, já que, após a interrupção do consumo de drogas, o cérebro tem uma espécie de rebote e produz sensações de adrenalina geradoras da abstinência.

Você está procurando uma boa clinica? Clique aqui. Se deseja conversar diretamente com um terapeuta sobre clinicas Clique aqui.

Assim, esses sintomas variam de acordo com cada tipo de pessoa e de droga utilizada. Portanto, algumas drogas produzem abstinência física, outras, além da física, produzem abstinência emocional. Além disso, dentre os sintomas, estão:

  • irritabilidade, inquietação;
  • insônia;
  • falta de concentração;
  • depressão, crises de ansiedade;
  • isolamento social;
  • tremores;
  • náuseas, vômitos e diarreias;
  • dificuldade em respirar;
  • sudoreses;
  • tensão muscular;
  • taquicardia, aperto no peito, entre outros.
Relacionados:  Pessoas manipuladoras: como saber que você está lidando com uma?

Entenda como minimizar os sintomas da abstinência

Para lidar com os sintomas do processo de desintoxicação, é preciso ter paciência e muita persistência. Isso dentro e fora da clínica de desintoxicação do álcool e drogas.

Nesse sentido, é normal que o corpo apresente diversas sensações ao mesmo tempo e, por isso, respeitar as próprias limitações é fundamental. Por isso, mais abaixo, separamos algumas recomendações que podem ajudar a reduzir os sintomas de abstinência.

Algumas práticas importantes

Tentar manter uma alimentação saudável é muito importante, já que os alimentos ricos em vitaminas e proteínas fazem com que o corpo reaja mais rápido e recupere-se melhor nessa etapa. A prática de exercícios físicos também é uma maneira de minimizar os sintomas, já que o corpo estará em movimento e liberando hormônios que proporcionam sensações de prazer.

Principais cuidados a serem tomados

Existem diversos cuidados durante o processo de reabilitação que devem ser seguidos. O primeiro deles é a mudança no estilo de vida. Assim, o paciente, nesse caso, não poderá mais manter relacionamentos com companheiros de consumo. Além disso, é importante evitar pessoas e ambientes que possam causar fissuras e recaídas.

Conheça os principais tipos de tratamentos utilizados em uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas

clínica de desintoxicação do álcool e drogas

Ao iniciar um tratamento, o paciente passa por uma série de análises, exames e consultas com especialistas para saber em que nível de intoxicação ele se encontra e, dessa forma, os profissionais indicam quais são os melhores tratamentos para cada tipo de caso. portanto, entre os mais comuns, estão:

Psicoterapia

Em geral, a psicoterapia funciona por meio de um processo de atenção psicológica junto ao paciente. A prática desse tratamento visa a auxiliar o indivíduo a reconhecer e lidar com seus sofrimentos emocionais.

Relacionados:  Conheça 5 Grupos de Apoio aos pais de Dependentes Químicos!

De uma forma evolutiva, a pessoa consegue recrutar mecanismos de defesa saudáveis diante de seus conflitos psíquicos e, aos poucos, passa a compreender que o uso de drogas, independentemente de qual o tipo, é um atraso para sua vida e para a saúde de seu corpo.

Terapias em grupo na clínica de desintoxicação do álcool e drogas

Praticamente, toda clínica de desintoxicação reconhece a terapia em grupo como uma das estratégias mais eficientes para tratamentos de dependentes químicos.

Essa prática promove o desenvolvimento dos relacionamentos interpessoais entre os pacientes. Isso facilita também, pois, em grande parte, muitos usuários perdem o contato com antigos amigos e familiares, podendo ocasionar problemas de depressão.

Conheça alguns medicamentos específicos para o tratamento de dependência química

São muitos os remédios indicados para o tratamento de desintoxicação. É importante levar em consideração que o uso desses deve ser acompanhado pelos profissionais da clínica responsável e, em hipótese alguma, deve ser realizada uma automedicação.

Confira alguns exemplos de drogas abaixo e os remédios indicados para algumas dessas drogas:

  • Maconha: são indicados alguns remédios, como rimonabanto, fluoxetina e buspirona;
  • Cocaína: podem ser usados o topiramato e o pergolide, indicados também contra convulsões e Parkinson;
  • Crack: é comum o uso de risperidona, topiramato e modafinil, pois amenizam os sintomas de abstinência;
  • Heroína: usa-se a metadona e a buprenorfina, que atuam no cérebro, alterando o sistema de recompensa e prazer.

Clique na imagem e baixe gratuitamente nosso E-Book!

clínica de desintoxicação do álcool e drogas

Saiba quanto tempo pode durar um tratamento na clínica de desintoxicação do álcool e drogas

Infelizmente, não há como prever um período exato para o tratamento de dependência química. Cada caso precisa de uma avaliação minuciosa da clínica de desintoxicação do álcool e drogas e os métodos a serem usados que determinarão um prazo, de acordo com a evolução do paciente.

Dessa maneira, há internações de 15 dias a 6 meses ou mais. No entanto, os resultados costumam ser muito favoráveis.

Veja quais os cuidados que devem ser tomados após a internação

Após o fim da internação na clínica de desintoxicação do álcool e drogas, é preciso dar uma atenção permanente ao paciente para evitar novas recaídas. Você deve acompanhar as relações sociais e seguir os cronogramas de remédios indicados.

Relacionados:  Drogas no meio artístico: saiba porque existe

Em caso de qualquer alteração de comportamento, é recomendado buscar orientação médica o quanto antes. Infelizmente, a dependência química não tem cura, mas é possível pausar o vício e permitir uma nova vida ao usuário.

Entenda a importância do apoio de amigos e familiares

clínica de desintoxicação do álcool e drogas

A clínica de desintoxicação explora diversas opções de tratamentos e reabilitação, de acordo com o perfil de cada pessoa. Esportes, laborterapia, uma boa alimentação, além de reidratação, por meio de soroterapia, em alcoólatras, são algumas das maneiras mais eficientes para desintoxicar usuários.

É necessário entender que, num primeiro momento, o apoio da família, de amigos e de profissionais competentes é primordial para o tratamento. É muito importante construir uma rede de pessoas que auxiliarão na recuperação e, dessa forma, ajudarão a encontrar também novas saídas sociais.

Escolha uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas reconhecida e de referência

Não arrisque. Escolher uma empresa duvidosa pode ser uma decisão fatal ou piorar a situação do usuário.

A clínica de desintoxicação deve acompanhar o paciente e os familiares em todos os processos e identificar quais tratamentos são mais apropriados. Por isso, é fundamental buscar por uma clínica especializada, de confiança e com profissionais preparados para os cuidados com o dependente.

A dependência química é uma triste realidade que assola diversas famílias e a falta de conhecimento sobre os procedimentos de tratamentos é uma das maiores dificuldades. Por isso, se você tem algum parente em situação de dependência química, saiba que uma clínica de desintoxicação do álcool e drogas pode salvar sua vida e ajudá-lo a retomar suas rotinas sociais normalmente.

Portanto, agora que você sabe como funciona o processo em uma clínica de desintoxicação, assine nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! Contatos:

CONTATOS:

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP

Site Oficial: www.clinicaviversemdrogas.com.br


Compartilhe este conteúdo
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Duvidas:

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP Clique aqui.

Site Oficial: https://www.clinicaviversemdrogas.com.br/

Você também pode gostar