Sabe o que é a anorexia alcoólica? Entenda aqui

4 minutos para ler
Compartilhe este conteúdo

O termo anorexia alcoólica talvez ainda não seja tão divulgado, mas o problema pode ser bem mais comum do que parece. Estamos falando de um transtorno que reúne duas condições perigosas: o uso abusivo de álcool e a obsessão pelo corpo perfeito.

Neste post, vamos abordar esse tema e trazer informações importantes sobre o quadro. Continue a leitura e entenda o que é anorexia alcoólica, quais as possíveis causas, como identificar os sinais do transtorno e de que forma o problema pode ser tratado.

     

O que é anorexia alcoólica?

A anorexia alcoólica, ou drunkorexia, é um transtorno alimentar identificado recentemente. Pessoas com esse problema costumam substituir os alimentos pelo consumo de álcool, com o objetivo de enganar a fome e reduzir a ingestão de calorias, sem precisar parar de beber.

O transtorno é bem mais prevalente entre as mulheres e, com frequência, está relacionado a outros problemas alimentares ou psicológicos, como anorexia nervosa, bulimia, ansiedade, depressão e comportamentos compulsivos.

Além do medo mórbido de engordar, pessoas com anorexia alcoólica trocam a comida pelo álcool, buscando um efeito anestésico. Ou seja, a bebida pode aliviar, ainda que momentaneamente, emoções negativas, como o estresse, as preocupações excessivas e até o sentimento de frustração em relação à própria imagem.

Esse transtorno tem se tornado cada vez mais comum, justamente porque envolve dois dos problemas mais comuns da sociedade atual: a idealização da imagem perfeita e o consumo excessivo de álcool — tanto por dependência química quanto por hábito social.

Quais são as causas e os sintomas do transtorno?

As causas da anorexia alcoólica são multifatoriais, isto é, cada caso pode ser desencadeado por diferentes estímulos, como condições biológicas, psicológicas, genéticas e ambientais.

Relacionados:  Clínica de reabilitação para quem tem vício em cocaína

A própria predisposição para o alcoolismo já pode servir como um estopim para o desenvolvimento do quadro, assim como a influência social do uso de álcool e da ditadura dos padrões de beleza.

Você está procurando uma boa clinica? Clique aqui. Se deseja conversar diretamente com um terapeuta sobre clinicas Clique aqui.

Os sinais e sintomas da drunkorexia misturam características do alcoolismo e dos transtornos alimentares. Para identificar o quadro, é preciso ficar de olho nos seguintes indícios:

  • não ingestão de alimentos durante os episódios de consumo alcoólico;
  • ingestão de grandes quantidades de bebida em um breve período de tempo — seguida ou não de vômitos provocados para, em seguida, continuar a beber;
  • presença constante em ocasiões sociais que envolvam o consumo de álcool;
  • valorização obsessiva do corpo magro;
  • baixa autoestima e não aceitação da própria aparência.

Como tratar?

Quem desconfia de que tem esse problema — ou conhece alguém próximo que se enquadra nas características da anorexia alcoólica — precisa ficar ciente de que se trata de uma doença e, como tal, precisa de ajuda médica.

O tratamento requer o acompanhamento multiprofissional, incluindo psiquiatra, psicólogo e nutricionista. Em casos mais graves, a internação hospitalar pode ser necessária, principalmente se houver comprometimento do sistema imunológico e de outras funções do organismo devido à carência nutricional.

As clínicas de recuperação também têm um papel fundamental no tratamento da anorexia alcoólica. Além de contar com profissionais especializados, os pacientes também têm o benefício de compartilhar suas dores e expectativas. Nesse ambiente, também é possível encontrar inspiração em outras pessoas que enfrentaram situação semelhante, mas que estão conseguindo superar seu problema.

Depois de entender o que é anorexia alcoólica, aproveite para se aprofundar um pouco mais nesse tema e leia, também, nosso post sobre tratamento de alcoolismo.

Relacionados:  Descubra aqui como lidar com dependentes químicos em recuperação

     

Por isso, sabemos da luta que é para as famílias se livrarem dessa situação e podemos ajudar. Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

(11) 2088-1909

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP

(11) 95997-7546 TIM

(11) 99199-2029 CLARO

(11) 94262-3311 NEXTEL

CLIQUE NA FOTO E RECEBA SEU E-BOOK GRATUITO!


Compartilhe este conteúdo
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Duvidas:

(11) 2088-1909

(11) 97522-6386 VIVO WHATSAPP Clique aqui.

(11) 95997-7546 TIM

(11) 99199-2029 CLARO

(11) 94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: https://www.viversemdroga.com.br/

Você também pode gostar
Conversar com especialista