Os casos de dependência química no Brasil são cada vez mais assustadores. Segundo o Ministério da Saúde, o SUS teve gastos de mais de R$ 9 bilhões com o tratamento de dependentes químicos no país só na última década. Mas, apesar de todo o esforço, a realidade nem sempre é positiva.

Uma das maiores dificuldades é buscar ajuda a tempo: quanto maior é o período que uma pessoa passa usando drogas, mas difícil será para ela sair do vício. Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas que podem auxiliar o viciado a sair do mundo das drogas rápido.

É muito importante que a família não apoie e incentive determinadas práticas logo que notar comportamentos estranhos dos jovens, independentemente do tipo de droga usado. Quer saber como você pode ajudar a salvar uma vida antes que a droga tome conte dela? Continue a leitura e tome nota das dicas.

O que fazer para tirar alguém do mundo das drogas rápido?

Abaixo, destacamos alguns pontos importantes a serem praticados com o usuário. Não espere mais tempo: se você tem um filho ou parente com alguma suspeita (ou certeza) do uso de qualquer droga, converse com ele e comece a praticar as atividades conforme detalharemos.

Incentive a prática de atividades físicas

Uma das formas mais eficientes de fazer alguém sair do mundo das drogas rápido é por meio de atividades que ocupem o tempo. Sem dúvidas, a prática de esportes é uma grande aliada nessa luta e, geralmente, traz excelentes resultados ao dependente.

Além de serem ótimas opção de lazer, as atividades físicas promovem outros benefícios ao corpo humano, como redução de ansiedade e melhorias na condição física e mental do indivíduo.

Uma dica é sempre conversar e deixar que o dependente escolha o esporte que mais o agrada. Se possível, como forma de incentivo, pratique junto e mostre seu apoio e sua participação efetiva na resolução do problema. A presença de pessoas próximas, principalmente familiares, é imprescindível ao sucesso de qualquer tratamento.

Conscientize a pessoa da importância de evitar determinados ambientes

Outro ponto a ser levado em consideração quando se pretende ajudar alguém a sair do mundo das drogas rápido é evitar locais e ciclos de amizade suspeitos. Ou seja: é fundamental que o dependente tenha o máximo de distância de quem vende ou consome a droga que é do seu interesse.

Para que isso seja possível, incentive seu filho ou parente a praticar outras atividades que sejam saudáveis. A tendência é que ele conheça novas pessoas, lugares diferentes e hábitos melhores. Crie Planos de Prevenção a Recaída!

Estimule a adoção de bons hábitos alimentares

Você sabia que uma boa alimentação é essencial para o tratamento de dependentes químicos? Manter uma dieta saudável ajuda na recuperação e na desintoxicação do corpo — inclusive, alguns alimentos têm nutrientes fundamentais nesse processo.

Além da hidratação, incluir determinados ingredientes nas refeições pode ser muito útil. Veja alguns deles abaixo.

Beterraba

Além de ser rica em vitaminas, a beterraba tem antioxidantes em alta quantidade e uma série de outras substâncias que auxiliam o organismo a se desintoxicar de forma extraordinária. Alguns dos componentes encontrados no legume e importantes nesse processo são:

  • betaína;
  • fibra;
  • ferro;
  • folato;
  • betalaínas;
  • betanina;
  • betacianina.

A beterraba é, praticamente, uma fonte de tudo aquilo que alguém debilitado necessita.

Limão

Outro alimento aliado de quem quer sair do mundo das drogas rápido é o limão. Fonte de vitamina C, a fruta é um excelente desintoxicante do organismo. No entanto, o recomendado é usá-la sem adicionar outros ingredientes. Um suco, por exemplo, exige sempre uma quantidade de açúcar (que, por sua vez, pode ter um papel contrário no processo).

O mesmo vale para outros frutos ricos em vitamina C, como acerola, laranja e tangerina. Porém, nada se compara aos níveis do limão: inclusive, vale destacar a Citroterapia, indicada exclusivamente para a limpeza do corpo.

Chás naturais

Os chás também podem somar positivamente ao processo de desintoxicação do corpo de um dependente químico. Além disso, algumas especiarias têm efeitos calmantes e relaxantes, que podem ser muito úteis no tratamento de determinados casos. Inclua essas bebidas nas refeições e em outros horários do dia. Os resultados tendem a ser positivos.

Apresente terapias, palestras e grupos ao dependente

As terapias em grupo e palestras sobre o consumo de drogas costumam ser muito eficientes no tratamento da dependência química. Os encontros são capazes de gerar um choque de realidade no usuário e fazer com que ele entenda que aquilo é, de fato, um problema para sua saúde e seu convívio social.

Essa prática permite também que o dependente conheça outras pessoas em situações semelhantes e interaja com elas. Além disso, as palestras mostram, de forma mais técnica, tudo aquilo que uma droga pode ocasionar ao organismo e quais são os principais caminhos para um tratamento eficaz e seguro.

Procure a ajuda de clínicas de recuperação

Mesmo que o vício esteja no início, sair do mundo das drogas rápido não uma tarefa fácil. O apoio de familiares e amigos é essencial, mas, se o dependente estiver perdendo essa luta, o caminho mais eficaz é a internação, seguida do acompanhamento de profissionais qualificados e especializados.

Dentro de uma clínica de recuperação, o paciente tem acesso a diversas atividades (incluindo todas que citamos acima), além de cuidados médicos especiais. Há muitos tipos de tratamentos, sendo que o tempo de duração varia de acordo com a gravidade de cada caso.

Por isso, é importante agir de imediato e não deixar que a droga tome conta da pessoa. Não perca tempo: busque por uma instituição séria, que preze pela qualidade de vida dos dependentes.

Essas foram algumas dicas para ajudar um dependente a sair do mundo das drogas rápido. É evidente que todas as práticas acima são complementares, pois os pontos mais importantes e eficientes são o apoio familiar e os tratamentos específicos de uma clínica. Não espere que o problema fique ainda maior e jamais desista. Você pode ajudar a salvar a vida de quem mais ama!

Gostou deste artigo? Nossas informações foram úteis? Se você tem um filho ou alguém próximo com suspeita de usar drogas, podemos ajudar. Entre em contato conosco! Saberemos indicar o melhor tratamento e as melhores instituições para auxiliá-lo.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! Contatos:

Duvidas:
(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: www.viversemdroga.com.br