Lidar com alguém que sofre com o vício não é fácil. É preciso ter muita paciência, resiliência e, claro, sabedoria. Para lutar contra essa causa, adquirir conhecimento por meio de livros sobre dependência química pode ajudar você a entender melhor sobre o problema e fazer uma abordagem da maneira e no tempo corretos.
Hoje, você vai conhecer alguns livros que trazem informações importantes sobre dependência química, suas causas, como ela age no organismo e por que é tão difícil se livrar dela. Continue e leitura e escolha alguns desses títulos para começar a ajudar quem você ama!
1. Livro Azul – Texto Básico – Narcóticos Anônimos
O Livro Azul é uma das publicações mais importantes para ler e entender como sair do mundo das drogas. Feito pela equipe dos Narcóticos Anônimos, é uma literatura básica sobre os 12 passos imprescindíveis no caminho da recuperação de um dependente químico.
2. O Caminho dos 12 Passos – John E. Burns
O autor é um dos pioneiros no estudo e no trabalho com dependentes químicos. Nesse livro, relata a relação de Carl Jung com os Alcoólicos Anônimos, apresenta o conceito de dependência química e discorre, um a um, os 12 passos de um tratamento rumo à recuperação.
3. Dependência Química – Wagner Cunha
Psicólogo, Wagner Cunha aborda, nesse livro, a dúvida sobre a existência da cura para o dependente químico e o tipo de tratamento mais adequado para aqueles que estão viciados. Sobretudo, alerta sobre a importância da aderência do dependente e a sua vontade de curar-se para que o resultado seja satisfatório.
Para deixar mais claro os temas e como chegou às conclusões que coloca em seu livro, o autor relata sua própria experiência com drogas.
4. O que é Toxicomania – Jandira Mansur
Nessa publicação, Jandira Mansur discute fatores sociais e sua influência na dependência química. Questões, como qual o conceito cultural em que as drogas são consumidas e como a parte psicológica do vício deve ser encarada, são abordadas profundamente, resultando em uma obra excelente para familiares e amigos que buscam entender melhor algumas questões psicológicas que circundam diferentes tipos de vício.
5. Esmeralda: Por que não Dancei – Esmeralda Ortiz
Esse livro não aborda questões sobre dependência química diretamente, mas relata uma história inspiradora sobre a própria autora. Nas ruas desde os oito anos, ela tomou coragem e, por um fio de esperança, aceitou a ajuda do Projeto Travessia, que atua em São Paulo.
Depois de se internar, participar de oficinas de arte e estudar, reconstruiu sua autoestima e montou, por meio de sua história, um verdadeiro passo a passo da cura do vício.
6. Vícios – Deepack Chopra
Um dos mais conceituados espiritualistas do mundo, Deepack Chopra traz, nesse livro, um programa para o tratamento da dependência química. Na obra, ele fala sobre a importância de uma dieta equilibrada e da realização de atividades físicas para a desintoxicação.
Os livros sobre dependência química abordam, sob tantos aspectos, o quão complexa é a mente de quem está imerso no vício. Porém, também trazem a esperança de que é possível entender, ajudar e, com amor e carinho, dar todo o apoio que o dependente químico precisa para se manter firme no tratamento e, até mesmo, reconhecer que precisa dele.
E então, já escolheu qual será sua próxima leitura? Que tal compartilhar este post em suas redes sociais e distribuir conhecimento para seus amigos?
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!
Duvidas:
(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL
Site Oficial: www.viversemdroga.com.br
Clique na imagem e baixe gratuitamente nosso E-Book!
Posts relacionados
3 Comentários
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Internação compulsória ou involuntária?
Posts recentes
- Veja os 9 sintomas da overdose mais comuns para ficar de olho
- Prostituição e uso de drogas: por que existe tanta relação?
- Você sabia que trabalhador alcoólatra não pode ser demitido nem por justa causa?
- Como escolher uma clínica de recuperação feminina?
- Precisamos falar sobre homofobia e o uso de drogas
[…] A dependência química é uma doença que não diferencia idade, sexo ou cor. Infelizmente, os jovens são sempre os mais frágeis e a facilidade de experimentar substâncias é, muitas vezes, motivada por pessoas próximas, como amigos, primos ou vizinhos. O problema pode atingir famílias de qualquer classe social e os efeitos podem ser devastadores, mas como saber se o filho está usando drogas? […]
[…] A dependência química é uma doença que não diferencia idade, sexo ou cor. Infelizmente, os jovens são sempre os mais frágeis e a facilidade de experimentar substâncias é, muitas vezes, motivada por pessoas próximas, como amigos, primos ou vizinhos. O problema pode atingir famílias de qualquer classe social e os efeitos podem ser devastadores, mas como saber se o filho está usando drogas? […]
[…] de começar a ajudar uma pessoa próxima que está passando por um tratamento, entenda o que é a dependência química. Trata-se de problema grave e ter força de vontade, muitas vezes, não é o suficiente para uma […]