Escolher a melhor clínica de reabilitação para o filho é uma tarefa dolorosa para diversas famílias, mas que tem grande importância no processo de desintoxicação de dependentes químicos. Existem inúmeras instituições que oferecem tratamentos em formatos diversos, de modo que é necessário estar atento às características de cada estabelecimento.

Deve-se estar atento ao método de tratamento seguido, os profissionais responsáveis pela clínica e as instalações que ela oferece para os pacientes em tratamento.

Neste artigo listamos diversas dicas para ajudar você a vencer esse momento difícil e encontrar uma instituição capaz de auxiliar seu filho na luta contra o vício. Acompanhe!

Perfil da melhor clínica de reabilitação para seu filho

Ao procurar uma clínica de recuperação para o filho, as famílias devem se preocupar em saber a abordagem terapêutica da instituição, sobre a regularização e sua reputação. É importante saber se a equipe médica conta com psicólogos e psiquiatras habilitados para lidar com dependentes químicos, ou qual o tipo de profissional que trabalha na clínica.

Existem muitas instituições que trabalham, por exemplo, com grupos comunitários, muitas vezes apoiados por organizações religiosas. Se você está buscando por uma internação involuntária ou compulsória, saiba que esses programas não são autorizados a realizar esse tipo de tratamento.

Histórico dos profissionais e da clínica

Além de conhecer o trabalho da clínica e o perfil da equipe profissional, é importante conhecer o histórico de cada um dos profissionais que estarão envolvidos no tratamento de reabilitação.

Existem profissionais cujo histórico de trabalho com dependentes químicos é promissor e pode contribuir de maneira satisfatória no processo de recuperação do seu filho. Tendo isso em vista, busque por profissionais e clínicas renomados, mas que atendam às possibilidades que a família dispõe para custear o tratamento.

Estrutura física da instituição

Antes de escolher a clínica de recuperação para o filho, é crucial que a família conheça as instalações físicas da instituição, o tipo de alimentação que os internos recebem, como são solucionados os conflitos, uso de medicação, registro da clínica (CNPJ) etc.

Especialização da clínica

Existem vários tipos de vícios, de acordo com a droga ou a forma como a pessoa a utiliza. Cada situação tem suas particularidades, então cada paciente tem necessidades específicas. Dessa forma, é preciso se certificar de que a clínica escolhida realmente oferecerá os serviços adequados para o caso em questão.

Duração de tratamento

Um outro ponto essencial para se observar na hora de escolher a melhor clínica de reabilitação é a duração do tratamento oferecido. A reabilitação de um paciente usuário de drogas é algo complexo, que envolve diversos aspectos (como questões físicas, psicológicas e sociais). Assim, pode ser necessário que se dedique um tempo considerável a ela.

No entanto, existem várias instituições que oferecem tratamentos super curtos, prometendo uma melhora relâmpago que, na verdade, não é possível.

Vale lembrar que o tempo de duração da internação depende de cada caso, mas é importante que o paciente mantenha um acompanhamento ao longo de toda a vida.

Características dos programas de tratamento

Existem diversos programas de tratamento, cada um com uma maneira específica de abordar o vício às drogas. É necessário ficar atento à essa abordagem e escolher a que ofereça um serviço mais amplo e completo.

Um tratamento eficiente deve contar com a participação de profissionais e atividades variadas, que envolvam a saúde física e mental do indivíduo. Pode-se procurar, por exemplo, clínicas que trabalhem com terapia, grupos de conversa, dentre outros.

Localização

A localização da instituição onde a internação ocorrerá também é um diferencial muito importante. Em alguns casos, é mais adequado escolher uma clínica perto de casa. Já em outros, é melhor optar por um local mais distante.

Para tomar essa decisão, é necessário considerar vários fatores. Por exemplo: como é a relação do paciente com a família e os amigos? Se essas pessoas oferecem boas influências e apoio, então é bom que elas tenham fácil acesso à clínica. Por outro lado, se o local e as pessoas não contribuem positivamente para o tratamento, é mais adequado se afastar e realizar a internação em uma instituição mais distante.

Medicamentos e outras drogas no tratamento

Dependendo do caso, o vício pode ser tratado com medicamentos específicos ou até mesmo com a substituição temporária da droga viciante por outra. O uso dessas substâncias, no entanto, deve ser feito com muito cuidado e atenção para evitar outros danos para o paciente.

Muitas vezes, pode ser mais eficiente o tratamento por terapias e outros acompanhamentos.

Acompanhamento da alimentação

Durante a reabilitação, é importante que a clínica ofereça um acompanhamento nutricional para ajudar na manutenção da saúde do paciente. Esse serviço é de extrema importância para a recuperação da pessoa, já que o vício em drogas normalmente prejudica muito a alimentação, chegando até a causar anemia ou desnutrição.

Outras práticas

Além dos tratamentos tradicionais, existem práticas alternativas que podem fazer muita diferença na reabilitação. Dentre elas, alguns exemplos são a terapia ocupacional e os grupos de apoio, que ajudam a saúde mental e a inserção social do paciente.

A melhor clínica de reabilitação também precisa oferecer um direcionamento para quando terminar a internação, proporcionando apoio para que o paciente retome sua vida.

Como a família é acolhida

A forma como a instituição aborda a questão da família também é um diferencial muito importante que deve ser levado em conta. Nesse caso, vale procurar saber se a clínica oferece algum tipo de acolhimento para os parentes do paciente e como inclui a participação desses no tratamento.

Pesquise muito sobre a instituição online para conhecer a fama que mantém entre os ex-internos. Se possível, converse com alguém que já passou pelo tratamento da instituição e pergunte sobre sua estadia, os resultados obtidos e tudo o que precisar para estar seguro de que seu filho receberá o melhor tratamento.

O abuso de substâncias químicas, infelizmente, vem se tornando cada vez mais comum entre os jovens. Se um ente querido se envolver nesse tipo de problema, busque ajuda o quanto antes, pois quanto mais cedo, mais fácil tratar a dependência. A família deve estar atenta também aos sinais de depressão, visto que esse é um dos caminhos mais curtos para o abuso de substâncias.

Quando as famílias buscam uma clínica de reabilitação para o filho, a situação que está enfrentando é sempre muito delicada. Por essa razão, é necessário manter a calma para conseguir encontrar uma equipe de profissionais realmente capacitados para lidar com o problema.

Agora que você já sabe como escolher a melhor clínica de reabilitação para o seu filho, assine nossa newsletter para ficar sempre bem informado com os nossos conteúdos sobre dependência química e reabilitação de usuários de drogas.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial:  www.viversemdroga.com.br