(11) 97522-6386

Entenda a Importância da Família no Tratamento do Alcoolismo!

Entenda a Importância da Família no Tratamento do Alcoolismo!

O tratamento do alcoolismo é importante não somente para o dependente, mas também para todos aqueles que convivem com ele. Nesse sentido, a dependência alcoólica trata-se de uma doença muito séria, cujos impactos afetam a família, os amigos, as relações profissionais e o convívio social, além de atingir o próprio dependente.

Os familiares mais próximos, sobretudo, são os mais envolvidos pelos impactos do vício e tem um papel essencial na busca pelo tratamento e no sucesso da reabilitação. Deseja saber como e por quê? Então, não deixe de continuar lendo este conteúdo!

Os impactos do alcoolismo no meio familiar

A estrutura de uma família é baseada no bem-estar e na harmonia de todos aqueles que dela fazem parte. Quando um dos membros adoece, toda família se une para ajudá-lo na recuperação, porém, no caso de um dependente químico, essa cooperação é abalada, uma vez que, mesmo sem perceber, a família adoece junto, complicando muito mais o caso.

De fato, o consumo de álcool é algo totalmente normal em nossa sociedade: bebe-se para comemorar, para aliviar o estresse, para esquecer os problemas, entre outros motivos, mas, muitas vezes, a bebida acaba se tornando uma válvula de escape e é aí que nasce o problema.

Diferente de outras drogas, diante das quais os familiares tendem a se informar e buscar por ajuda logo aos primeiros indícios, com o alcoolismo, esse processo acaba sendo mais lento, devido à tolerância social do consumo de álcool. O que muitos desconhecem, no entanto, é que o álcool é tão ou mais perigoso que outras drogas nocivas e, junto com o cigarro, é uma das drogas que mais matam hoje.

Na maioria dos casos, o alcoolismo só é levado a sério quando os impactos da doença começam a afetar a convivência familiar e social do dependente. Os sinais mais comuns da gravidade do problema são:

  • perda do emprego;
  • desprezo pela aparência e cuidados pessoais;
  • exaustão emocional;
  • brigas constantes e/ou isoladamente, que abrem chances para vários outros problemas de saúde física, mental e social.

Quando a situação chega ao extremo desses limites, é comum que as relações se desgastem e o dependente perca seus amigos, o apoio dos familiares, ou pior, que eles adoeçam juntos, tornando-se codependentes, o que torna mais grave estágio da doença, pois, uma vez que a pessoa perde o apoio e afeto daqueles que ama, a chance de recuperação é muito menor.

Codependência

É comum a família “adoecer” junto com o dependente e a esse fato denominamos codependência, uma doença emocional e comportamental. Estudada desde o final da década de 70, ela é mais uma das consequências da dependência no meio familiar.

O codependente pode ser um filho, um pai, uma mãe, um cônjuge ou uma pessoa querida, que tenha envolvimento direto com o dependente e que, por não saber lidar com os problemas da dependência em seu convívio, acaba desenvolvendo padrões doentios.

Um dos sintomas mais comuns dessa doença e que acontece muito em casos de alcoolismo é quando o codependente reage à doença de alguém com dependência química e, quanto mais ele reage, mais a dependência tende a aumentar.

Essa relação disfuncional pode comprometer não somente a saúde e qualidade de vida da família, como também o sucesso no tratamento do dependente, que se sentirá ainda pior emocionalmente.

A ajuda especializada é fundamental, afinal, as clínicas de recuperação têm inúmeras abordagens que podem ajudar toda a família durante a intervenção. Por isso, elas são tão importantes no tratamento de alcoolismo e devem ser o primeiro contato da família e do dependente para o sucesso na longa trajetória terapêutica.

A importância da família no tratamento do alcoolismo

Apoio especializado à família: o primeiro passo

A presença do alcoolismo representa uma questão tão desgastante em longo prazo que, muitas vezes, por mais que a família reconheça o problema e queira ajudar, ela não consegue se estruturar para tal. Uma alternativa para esse problema é buscar ajuda especializada, que orienta a todos sobre como abordar o dependente e ajudá-lo a compreender a necessidade do tratamento.

As clínicas de recuperação possuem uma equipe multidisciplinar, com médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e enfermeiros. Juntos, esses profissionais terão papel crucial no sucesso do tratamento.

O apoio da família durante o tratamento do alcoolismo

Durante o tratamento do alcoolismo, as metas principais são: a abstinência, a redução dos prejuízos psicossociais e o tratamento das comorbidades clínicas e psiquiátricas existentes em detrimento do uso prolongado do álcool.

Quanto maior o número de envolvidos no processo, maiores as chances de sucesso no tratamento. Embora os amigos sejam importantes, o apoio familiar é o principal.

Geralmente, os familiares são os que têm mais contato com o paciente durante o tratamento. Da mesma forma, normalmente são as pessoas que sempre estiveram presentes durante a vida do dependente. Por isso, é importante que a família busque:

  • estimular a realização de atividades que ajudem o dependente a investir sua energia em tarefas saudáveis, como exercícios físicos, aulas e cursos, aprender a tocar um instrumento musical etc.;
  • observar o comportamento do dependente, buscando orientá-lo (juntamente com a equipe multidisciplinar da clínica psiquiátrica) sobre condutas que possam ser prejudiciais ao tratamento do alcoolismo;
  • desestimular o contato com pessoas e situações que possam influenciar negativamente o processo como um todo;
  • auxiliar a aderência, permanência e superação de obstáculos durante o tratamento;
  • acompanhar o dependente nas reuniões quando ele se sentir desestimulado;
  • estimular maior contato com amigos, que são pessoas que dão “um brilho a mais” na vida do dependente;
  • demonstrar respeito e compreensão, sem julgar a pessoa;
  • proporcionar conforto físico e emocional em casa;
  • incentivar a busca por ajuda profissional e mostrar que isso é importante para a família;
  • reconhecer a codependência e procurar ajuda para resolvê-la;
  • fazer mudanças no ambiente familiar, se for necessário;
  • estar sempre presente, mesmo que não seja fisicamente;
  • se manter informado sobre causas, efeitos e complicações que a doença pode apresentar, assim como sobre as etapas e efeitos do tratamento;

Por fim, muitos pensamentos desviantes surgem durante o tratamento. O dependente sente-se desmotivado, fracassado e pode se excluir do contato social. Nesse caso, a família deve permanecer o mais engajada possível para ajudar, de forma que o dependente se sinta amado e tendo menos dificuldades ao longo do processo.

A relação entre a família e os profissionais

Ao falarmos sobre a participação da família no tratamento do alcoolismo, também é importante dar atenção à interação dela com os profissionais. Essa relação deve ser positiva, de modo que possibilite uma ajuda mútua entre as partes.

É importante que a equipe seja de confiança e tenha abertura para ouvir a família. Afinal, ela conhece o indivíduo há mais tempo e de forma mais aprofundada. Assim, os familiares podem contribuir muito durante o processo, fornecendo informações sobre a pessoa, como seus hábitos, seu comportamento, entre outros detalhes importantes.

Por outro lado, é essencial que também haja um acompanhamento profissional direcionado à família. Ela deve ser acolhida pelos profissionais e eles devem ajudá-la a lidar com a situação.

É preciso que os parentes sejam informados sobre a doença (suas características, causas e efeitos), além de receberem orientações sobre como lidar com ela e com o paciente. Os profissionais também devem conscientizá-los da importância de demonstrar apoio e respeito e de não agir com julgamento ou agressividade.

Como a situação também é muito delicada para a família, é importante fornecer serviços voltados para ela. Grupos de apoio, atendimento e acompanhamento psicológico são algumas das maneiras existentes para acolher os familiares e suas demandas.

A terapia sistêmica, por exemplo, é um método muito válido para esse contexto. Toda a família pode participar dela, incluindo o próprio dependente, e ao longo do processo serão consideradas as perspectivas e opiniões de cada um, de modo que todos possam se expressar e ouvir uns aos outros. Nesse modelo, também haverá a possibilidade de alterar padrões e hábitos familiares prejudiciais.

Outro ponto é que os profissionais devem estar conscientes da importância do papel da família, não excluindo ou desconsiderando ela durante o tratamento. Mesmo se for necessário um tempo de afastamento, em uma internação, por exemplo, as visitas periódicas e o contato devem ser permitidos e incentivados.

Lembrando que, assim como o dependente, a família deve receber atenção não apenas durante o tratamento, mas ao longo da vida também. É importante que ela seja orientada sobre como agir para prevenir recaídas, por exemplo.

Uma boa relação entre familiares e profissionais funciona como uma via de mão dupla, em que todos são beneficiados.

O apoio e a comunicação entre famílias

Não são somente os profissionais que podem acolher as famílias: elas podem ajudar umas às outras. Estudos já comprovaram como a troca de experiências contribui muito para melhorar as circunstâncias da situação. Grupos de apoio, rodas de conversa e organizações são exemplos de como as famílias podem se unir e se apoiar.

A terapia cognitivo-comportamental para o tratamento de alcoolismo

Como vimos até aqui, para uma maior efetividade, o tratamento do alcoolismo deve envolver não só dependente, mas também os familiares, e cada caso deve ser analisado de acordo com as suas particularidades.

Os tratamentos do alcoolismo em geral são de médio e longo prazo, e a maioria inclui programas multidisciplinares que envolvem profissionais especializados em diversas áreas como psicologia, médica, social, educação física e até jurídica em alguns casos.

Um dos tratamentos mais usados por profissionais é a terapia cognitivo-comportamental, que pode ser familiar ou de casal, e tem como objetivo a interação familiar como apoio para restringir os fatores e comportamentos que ativam os gatilhos do vício e fortalecem o dependente contra possíveis recaídas.

A terapia visa a envolver e tratar a todos afetados pela doença por meio da conscientização e empenho coletivo. O papel da família funciona como se fossem mentores. Suas funções vão além da análise do paciente, mas incluem uma participação ativa, para que exista uma manutenção da saúde e bem-estar do dependente e de todos.

É cientificamente comprovada a eficiência da terapia cognitivo-comportamental no tratamento do alcoolismo, pois, em uma que a família se conscientiza e se trata junto, as chances de melhoras do dependente são muito maiores.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!

Pra conversar com um especialista clique aqui! 

As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso FacebookTwitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.