Você já ouviu falar em depressão pós uso de drogas? Esse quadro é bem comum em muitos usuários de substâncias químicas e pode trazer graves consequências para a vida dos mesmos.

Vamos apresentar a seguir algumas informações para te ajudar a compreender esse fenômeno. Acompanhe.

O que é a depressão?

A depressão é uma doença ou um transtorno afetivo que afeta drasticamente a condição emocional e psicológica de quem a apresenta. Ela é caracterizada, principalmente, por um humor depreciativo, pela baixa autoestima e por sentimentos de inferioridade e de tristeza profunda.

Vale lembrar que existe uma grande diferença entre a depressão em si e um estado depressivo. A primeira trata-se de uma doença crônica que, apesar de não ter exatamente uma cura, pode ser tratada e estabilizada, de modo que o indivíduo consiga conviver com ela com qualidade de vida. Já o estado depressivo é apenas uma fase de sofrimento intenso, mas que não chega a ser patológica. Ressaltamos ainda que ambos os quadros são muito sérios e demandam tratamentos e cuidados adequados.

Muitas vezes, a depressão pode ser uma motivação para que alguém comece a usar drogas, na tentativa de afastar as emoções negativas e sentir alegria ou prazer. No entanto, o uso de substâncias químicas e a abstinência das mesmas também pode levar a um estado depressivo.

Quais são os principais motivos da depressão pós uso de drogas?

Uso de drogas relacionado com problemas pessoais

É comum que o uso de drogas comece devido a algum trauma ou problema muito marcante na vida do indivíduo. Por exemplo, alguém que sofreu uma perda de um ente querido pode começar a abusar de substâncias químicas para tentar suportar melhor seu luto.

Em casos como esse, o sentimento de depressão retornará após o consumo das drogas, pois o problema não deixou realmente de existir. Pelo contrário: o estado depressivo pode vir ainda mais forte.

Sentimento de fracasso

Outro motivo para a depressão pós uso de drogas é o sentimento de derrota. O indivíduo se sente incapaz de sair da situação de vício em que se encontra, sendo dominado pelo desânimo e pela sensação de que está fracassando.

Esgotamento de neurotransmissores

Durante o consumo de drogas, o cérebro libera uma quantidade de neurotransmissores (responsáveis pela sensação de alegria e ânimo) maior do que o normal. Quando esse consumo é exagerado, chega em um ponto em que não há mais o que ser liberado.

Assim, os sentimentos que restam após o uso das drogas são o cansaço e a tristeza (dentre outras emoções negativas), o que gera o estado depressivo.

Como o cérebro demora para voltar a liberar neurotransmissores normalmente, o indivíduo costuma permanecer deprimido por um tempo.

A depressão durante a abstinência

Algumas drogas, como o crack e a cocaína, funcionam como estimulantes. Isso quer dizer que, dentre seus efeitos, estão o aumento de energia, o sentimento de grandiosidade e a euforia. Quando o consumo dessas substâncias é cortado subitamente, pode ocorrer a chamada síndrome de abstinência, que consiste em efeitos contrários aos causados pelas drogas.

Por esse motivo, a parada repentina no uso de certas substâncias químicas também pode levar a um estado depressivo, fazendo com que o indivíduo se sinta abatido e triste, sendo invadido por pensamentos negativos.

Seja qual for o caso, é extremamente importante que a pessoa receba apoio e cuidado nessa situação. É válido lembrar que, para uma maior eficiência no tratamento, é necessário que seja feito um acompanhamento médico em conjunto com um psicológico (com psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais, por exemplo). Conversar com outras pessoas em situações parecidas também pode ajudar bastante. Os grupos de apoio são uma ótima dica para isso.

Esperamos ter ajudado na compreensão da depressão pós uso de drogas. Se você gostou do texto, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais!

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

Duvidas:
(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial:  www.viversemdroga.com.br