Não existe um pai ou mãe no mundo que já não tenha se preocupado com a possibilidade de seu filho se envolver com o mundo das drogas. Porém, apesar desse temor, são poucos os pais que realmente se informam a respeito das consequências da dependência química e se sentem preparados para lidar com o problema, caso aconteça.

O uso (e abuso) de drogas, álcool ou substâncias químicas afeta não somente o usuário, mas toda sua família, prejudicando sua saúde física, sua vida social, financeira, familiar e seu estado emocional.

Muitos médicos acreditam que, ao identificar um caso de uso de drogas na família, todos os seus membros devem passar por um tratamento. É comum que as pessoas mais próximas ao usuário — especialmente a mãe — desenvolvam problemas de saúde e emocionais ligados à situação, e por isso é importante dar aos familiares ferramentas para lidar com o problema de forma saudável e proativa.

O papel da família na recuperação do vício

Uma situação frequente em casos de dependência química é chamada de codependência, um termo que se refere ao cuidado excessivo da família. Em casos assim, o excesso de amor e preocupação pode ter efeitos negativos e prejudicar a recuperação do usuário, colocando parte da responsabilidade sobre seus familiares.

O que fazer, então, para ajudar um ente querido a se livrar do vício e conquistar uma vida saudável e produtiva? Procurar um grupo de apoio para pais e familiares de dependentes químicos pode ser o primeiro passo para ajudar no tratamento e recuperação do usuário. Conheça alguns grupos em todo o país, como funcionam e sua importância para a família:

Grupos de Apoio

Al-Anon

Um dos grupos mais conhecidos no país, o Al-Anon tem por objetivo ajudar parentes e amigos de alcoólicos. Sem vínculo com religiões, movimentos políticos ou outras organizações, a participação é totalmente gratuita e anônima e o grupo sobrevive por meio de contribuições voluntárias de seus membros.

O Al-Anon se utiliza dos mesmos princípios e valores difundidos pelos Alcoólicos Anônimos (entre eles os Doze Passos), oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para orientar a família sobre como lidar com o alcoolismo e auxiliar na recuperação.

Alateen

O Alateen é um subgrupo do Al-Anon, um grupo de apoio voltado especificamente a jovens e adolescentes que sofrem com o alcoolismo na família. Muitos desses membros buscam no grupo uma forma de ajudar pais e mães a lidar com o vício, ou simplesmente desabafar. O Alateen é organizado de forma independente, mas deve ser orientado por dois Padrinhos do grupo Al-Anon.

Nar-Anon

O grupo de apoio Nar-Anon, voltado a parentes e amigos de dependentes químicos, tem como filosofia que a família precisa tanto de ajuda quanto o usuário. Ao reunir pessoas que estão passando pelo mesmo problema, o grupo incentiva a troca de experiências. Dessa forma, visa melhorar o estado emocional dos participantes e seu relacionamento familiar para auxiliar na recuperação do dependente.

Amor Exigente

Amor Exigente é um grupo de apoio que se baseia em 12 princípios para auxiliar as famílias a lidarem com o problema de dependência no seio familiar. O grupo busca demonstrar aos participantes que é necessário conhecer e aceitar os próprios limites, se valorizar e se livrar do sentimento de culpa para ter condições de orientar o dependente no melhor caminho a seguir.

Projeto Ame, Mas Não Sofra

Entendendo que toda a família sobre as consequências da dependência química de um de seus membros, o grupo de apoio Ame, Mas Não Sofra é um projeto da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal. O grupo busca orientar os participantes sobre a necessidade de um tratamento adequado para recuperar o usuário.

O grupo demonstra, por exemplo, que assumir responsabilidades do dependente (como pagar suas dívidas ou arrumar desculpas para seu comportamento) prejudica muito sua recuperação.

Participar de um grupo de apoio, que oferece acolhimento e troca de experiências entre pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades é uma boa maneira de aumentar a confiança e a tranquilidade dos membros. Além disso, capacita as pessoas a proporcionarem ao dependente um ambiente saudável e adequado à sua recuperação. Para saber mais sobre isso, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais!

 

Também somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! Contatos:

Duvidas:
(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial: www.viversemdroga.com.br

Saiba mais sobre:

*Como funciona uma Clínica de Recuperação? Clicando Aqui

*Internação Involuntária. Clicando Aqui