O consumo excessivo de drogas provoca diversas alterações no organismo e, consequentemente, o cérebro se acostuma com tais reações. Quando uma pessoa está em processo de reabilitação, a clínica de desintoxicação assume papel fundamental, já que mostra ao indivíduo que, apesar do começo ser um momento difícil, a abstinência trará ganhos inestimáveis para seu futuro.

Entenda, no post de hoje, como funciona o tratamento em uma clínica de desintoxicação de álcool e outras drogas e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto.

Entenda a importância do apoio de amigos e familiares

A clínica de desintoxicação explora diversas opções de tratamentos e reabilitação de acordo com o perfil de cada pessoa. Esportes, laborterapia, uma boa alimentação, além de reidratação, por meio de soroterapia, em alcoólatras são algumas das maneiras mais eficientes para desintoxicar usuários.

É necessário entender que, num primeiro momento, o apoio da família, de amigos e de profissionais competentes é primordial para o tratamento. É muito importante construir uma rede de pessoas que auxiliarão na recuperação e, dessa forma, ajudarão a encontrar também novas saídas sociais.

Desintoxicação intensiva inicial

Esse é o primeiro passo dado pela clínica de desintoxicação. Nessa etapa, o intuito é controlar as crises de abstinência que são causadas pela ausência de drogas no organismo. Costuma ser a fase mais difícil, pois é quando o dependente está mais frágil e, muitas vezes, com a autoestima e confiança abaladas.

Os primeiros três meses dentro da clínica de desintoxicação são dedicados a essa limpeza do organismo. Para minimizar o estresse, o desconforto da abstinência e os pensamentos negativos, o recomendado é que o dependente pratique esportes, ou qualquer outra atividade física, que irão estimular a produção de serotonina, hormônio responsável pelo prazer.

Mudanças no organismo durante a desintoxicação

A abstinência provoca diversas reações no corpo já que, ao parar de usar drogas, o cérebro tem uma espécie de rebote e produz sensações de adrenalina geradoras da abstinência. Esses sintomas variam de acordo com cada tipo de pessoa e de droga utilizada. Algumas drogas produzem abstinência física, outras além da física, produzem abstinência emocional. Dentre os sintomas, estão:

  • Irritabilidade, inquietação;
  • Insônia;
  • Falta de concentração;
  • Depressão, crises de ansiedade;
  • Isolamento social;
  • Tremores;
  • Náuseas, vômitos e diarreias;
  • Dificuldade em respirar;
  • Sudoreses;
  • Tensão muscular;
  • Taquicardia, aperto no peito, entre outros.

Como minimizar os sintomas da abstinência

Para lidar com os sintomas do processo de desintoxicação é preciso ter paciência e persistência. É normal que o corpo apresente diversas sensações ao mesmo tempo e, por isso, respeitar as próprias limitações é fundamental. Além disso, uma alimentação saudável também é importante, já que os alimentos ricos em vitaminas e proteínas fazem com que o corpo reaja mais rápido e se recupere melhor nessa etapa.

A prática de exercícios físicos também é uma maneira de minimizar os sintomas, já que o corpo estará em movimento e liberando hormônios que proporcionam sensações de prazer.

Em relação ao tempo de duração da desintoxicação, o período pode variar de acordo com cada pessoa, sendo indicado, no mínimo, seis meses. Os primeiros três meses são dedicados à desintoxicação. Já os últimos são de conscientização.

Principais cuidados durante o período na clínica de desintoxicação

Existem diversos cuidados durante o processo de reabilitação que devem ser seguidos. O primeiro deles é a mudança no estilo de vida. O paciente, nesse caso, não poderá mais manter relacionamentos com companheiros de consumo. Além disso, é importante evitar pessoas e ambientes que possam causar fissuras e recaídas.

A busca por novas fontes de prazer é primordial, praticar atividades físicas é sempre bom. Contudo, vale, inclusive, manter o cuidado com a aparência e com a alimentação. Isso serve para controlar a ansiedade, facilitar a manutenção de abstinência do dependente e indicar um novo caminho a seguir.

A clínica de desintoxicação acompanha o paciente e os familiares, em todos os processos, e identifica os tratamentos mais apropriados. Por isso, buscar por uma clínica especializada e de confiança é fundamental.

Agora que você sabe como funciona o processo em uma clínica de desintoxicação, assine nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

Duvidas:
(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial:  www.viversemdroga.com.br