Lidar com alguém que sofre com o vício não é fácil. É preciso ter muita paciência, resiliência e, claro, sabedoria. Para lutar contra essa causa, adquirir conhecimento por meio de livros sobre dependência química pode ajudar você a entender melhor sobre o problema e fazer uma abordagem da maneira e no tempo corretos.

Hoje, você vai conhecer alguns livros que trazem informações importantes sobre dependência química, suas causas, como ela age no organismo e por que é tão difícil se livrar dela. Continue e leitura e escolha alguns desses títulos para começar a ajudar quem você ama!

1. Livro Azul – Texto Básico – Narcóticos Anônimos

O Livro Azul é uma das publicações mais importantes para ler e entender como sair do mundo das drogas. Feito pela equipe dos Narcóticos Anônimos, é uma literatura básica sobre os 12 passos imprescindíveis no caminho da recuperação de um dependente químico.

2. O Caminho dos 12 Passos – John E. Burns

O autor é um dos pioneiros no estudo e no trabalho com dependentes químicos. Nesse livro, relata a relação de Carl Jung com os Alcoólicos Anônimos, apresenta o conceito de dependência química e discorre, um a um, os 12 passos de um tratamento rumo à recuperação.

3. Dependência Química – Wagner Cunha

Psicólogo, Wagner Cunha aborda, nesse livro, a dúvida sobre a existência da cura para o dependente químico e o tipo de tratamento mais adequado para aqueles que estão viciados. Sobretudo, alerta sobre a importância da aderência do dependente e a sua vontade de curar-se para que o resultado seja satisfatório.

Para deixar mais claro os temas e como chegou às conclusões que coloca em seu livro, o autor relata sua própria experiência com drogas.

4. O que é Toxicomania – Jandira Mansur

Nessa publicação, Jandira Mansur discute fatores sociais e sua influência na dependência química. Questões, como qual o conceito cultural em que as drogas são consumidas e como a parte psicológica do vício deve ser encarada, são abordadas profundamente, resultando em uma obra excelente para familiares e amigos que buscam entender melhor algumas questões psicológicas que circundam diferentes tipos de vício.

5. Esmeralda: Por que não Dancei – Esmeralda Ortiz

Esse livro não aborda questões sobre dependência química diretamente, mas relata uma história inspiradora sobre a própria autora. Nas ruas desde os oito anos, ela tomou coragem e, por um fio de esperança, aceitou a ajuda do Projeto Travessia, que atua em São Paulo.

Depois de se internar, participar de oficinas de arte e estudar, reconstruiu sua autoestima e montou, por meio de sua história, um verdadeiro passo a passo da cura do vício.

6. Vícios – Deepack Chopra

Um dos mais conceituados espiritualistas do mundo, Deepack Chopra traz, nesse livro, um programa para o tratamento da dependência química. Na obra, ele fala sobre a importância de uma dieta equilibrada e da realização de atividades físicas para a desintoxicação.

Os livros sobre dependência química abordam, sob tantos aspectos, o quão complexa é a mente de quem está imerso no vício. Porém, também trazem a esperança de que é possível entender, ajudar e, com amor e carinho, dar todo o apoio que o dependente químico precisa para se manter firme no tratamento e, até mesmo, reconhecer que precisa dele.

E então, já escolheu qual será sua próxima leitura? Que tal compartilhar este post em suas redes sociais e distribuir conhecimento para seus amigos?

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

Duvidas:
(11)2088-1909
(11)97522-6386 VIVO WHATSAPP
(11)95997-7546 TIM
(11)99199-2029 CLARO
(11)96230-9281 OI
(11)94262-3311 NEXTEL

Site Oficial:  www.viversemdroga.com.br